Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 
 
 

 

 

 








 
 

 

 

 

  Notícias

Inauguração de Monumento aos Combatentes do concelho de Viana do Alentejo


27.07.2017 - O Município de Viana do Alentejo, em colaboração com o Núcleo de Évora da Liga dos Combatentes promoveu, no dia 27 do corrente mês de julho, a inauguração de um Monumento de Homenagem aos Combatentes, seus naturais, localizado na Rua do Rocio, junto ao Bairro da Quinta do Marco, daquela localidade. As cerimónias iniciaram-se com a apresentação de honras militares ao General Chito Rodrigues, Presidente da Liga dos Combatentes, pela Força Militar presente. Seguidamente procedeu-se à inauguração do Monumento, ato simbólico em que participaram os Presidentes do Município anfitrião e da Liga dos Combatentes, respetivamente, Dr. Bernardino Pinto e General Chito Rodrigues, acompanhados pelos Presidente do Núcleo de Évora da LC, Sargento-ajudante Paulo Pagará e do Vogal da Direção Central da LC, Arqt.º Eduardo Varandas.


Lançamento do livro «Os Combatentes do Concelho de Setúbal na Grande Guerra em França ( 1917-1918)»


25.07.2017 - No dia 25 de Julho em Setúbal, na escola de Hotelaria e Turismo, o Núcleo da Liga dos Combatentes de Setúbal lançou um livro evocativo dos Combatentes da Grande Guerra, naturais de Setúbal e de Azeitão. Com a sala repleta de combatentes e famílias e a presença do vereador da Cultura da Câmara Municipal, Dr. Pedro Pina, do general Chito Rodrigues, Presidente da Liga dos Combatentes, do coronel António Gorrão, Presidente da Assembleia do Núcleo e os autores da obra «Os Combatentes do Concelho de Setúbal na Grande Guerra ( 1917/18) , Dr. Diogo Ferreira e Tenente-coronel Marquês de Sousa.


1º Encontro dos Combatentes de Pombal


22.07.2017 - A Câmara Municipal de Pombal e o Núcleo de Abiul/Pombal da Liga dos Combatentes, com o apoio das juntas de freguesia, realizou no dia 22 de julho de 2017, o 1º Encontro dos Combatentes de Pombal. A iniciativa que contou com a presença de várias entidades civis, militares e religiosas, teve como objetivo homenagear os combatentes do concelho de Pombal. Após a concentração no Jardim do Cardal de todos os convidados, o encontro prosseguiu com a celebração da Missa, na Igreja do Cardal, pelo Padre João Paulo Vaz, e onde foram lembrados os combatentes falecidos. A cerimónia oficial prosseguiu depois na Avenida Heróis do Ultramar, onde está localizado o Monumento aos Heróis do Ultramar.


Inauguração de memorial aos combatentes de  Pampilhosa da Serra


22.07.2017 - A Associação de Combatentes do Concelho de Pampilhosa da Serra, com o apoio da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, dos Ramos das Forças Armadas e do Núcleo de Coimbra da Liga dos Combatentes, bem como de combatentes e empresários locais, materializaram um seu grande objetivo desde a sua fundação em 2015: erguer um memorial em homenagem aos combatentes do concelho caídos no guerra do ultramar. E foram quinze. Pelas 10h00 os convidados foram recebidos na Câmara Municipal pelo  Presidente da Câmara José Brito Dias. Entre os presentes viam-se o Presidente do Tribunal do Justiça - juiz conselheiro António Gaspar, Presidente da Liga dos Combatentes - General Chito Rodrigues, General Mimoso em representação do general CEMFA, Major-general Flambo em representação do General CEME, Comodoro Jesus Silva em representação do almirante CEMA, Tenente-coronel Pires Martins membro da DC da LC, presidente da ANCU, APVG, ACUP, Associação de Combatentes Vilacondenses e entidades locais.


Homenagem aos Combatentes Marcoenses


22.07.2017 - O Núcleo de Marco de Canavezes da Liga dos Combatentes e a Câmara Municipal de Marco de Canavezes, promoveram uma cerimónia de Homenagem aos Combatentes Marcoenses Tombados na Guerra do Ultramar que teve lugar na Praça dos Combatentes do Ultramar, na qual está erguido o Monumento aos Combatentes, ao lado do qual se encontra um outro que exalta a Mãe Combatente. A cerimónia iniciou-se pelas 09h30 com a recepção às autoridades civis e militares no átrio da Igreja de Santa Maria do Marco, tendo prosseguido pelas 10h00 horas com a celebração de Missa de sufrágio pelos que Tombaram pela Pátria, sendo ministro de culto o reverendo Padre Paulo Teixeira, filho de um Combatente Marcoense.


Visita de trabalho e entrega de viatura à Residência de São Nuno de Santa Maria


11.07.2017 - Uma representação da Direção Central da Liga dos Combatentes, constituída pelo Presidente, General Chito Rodrigues; Vice-Presidente, General Fernando Aguda, Secretário-geral Coronel Lucas Hilário e pelos Vogais, TCor Pires Martins e Arquiteto Eduardo Varandas, deslocou-se, ontem, dia 11, a Estremoz, para entregar simbolicamente uma viatura de passageiros, com capacidade para 9 lugares, à Residência de São Nuno de Santa Maria. Esta aquisição constitui uma mais-valia, para os utentes da Residência, na medida em que vai permitir visitas de âmbito recreativo, cultural e tratamento ambulatório sem depender de terceiros.


Castro Marim - Inauguração de um monumento em honra de todos aqueles que lutaram pelo país


08.07.2017 - A freguesia de Castro Marim celebrou no passado dia 8 de Julho, o Dia da Freguesia e a manhã foi dedicada aos combatentes da guerra do Ultramar com a inauguração de um monumento em honra de todos aqueles que lutaram pelo país. O secretário-geral da Liga dos Combatentes, o coronel Lucas Hilário, esteve em Castro Marim e mostrou-se bastante emocionado na cerimónia de inauguração do monumento, “uma obra simples que traz com ela o factor humano, aquilo que os historiadores habitualmente deitam fora porque não tem significado para eles e porque também, às vezes, não tem significado para os políticos”.


4.º Aniversário do Núcleo de Cantanhede


01.07.2017 - Em 1 de julho comemorou-se o 4.º aniversário do Núcleo de Cantanhede da Liga dos Combatentes, assinalando-se o momento festivo com várias componentes que deram corpo às cerimónias programadas pelo Núcleo e que decorreram na cidade de Cantanhede. A Direção Central da LC esteve presente nas cerimónias com o Vice-presidente da LC e com o Coronel coordenador do programa Fim do Império, Coronel Manuel Barão da Cunha. O programa teve início com uma sessão de boas vindas na Câmara Municipal de Cantanhede, tendo o Presidente da CMC – Dr. João Moura, apresentado cumprimentos à LC, congratulando-se pela sua participação nas cerimónias e dirigindo palavras estimulantes ao Núcleo de Cantanhede da LC pelo labor por este desenvolvido na cidade.


  1  2  3  4  5  6