Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 
 
 

 

 

 








 
 

 

 

 

  Notícias

Militar português morre na sequência de ataque terrorista no Mali


18.06.2017 - Um militar português morreu e outro ficou ligeiramente ferido durante um ataque das forças rebeldes no Mali, informou esta segunda-feira o Exército. O militar morreu num ataque levado a cabo por homens armados no domingo, perto da capital do país, Bamaco. Tinha 42 anos, era casado e pai de dois filhos menores de 18 anos. Outro militar português, que também estava no local, já “se encontra completamente recuperado”. A Reuters adianta que o ataque fez dois mortos. O sargento-ajudante Gil Fernando Paiva Benido integrava o Contingente Nacional na Missão de Treino da União Europeia no Mali.


Inauguração de memorial aos Combatentes da Grande Guerra, em Olhão


16.06.2017 - Em 16 de junho de 2017, foi festejado o Dia da Cidade. Integrado nestas comemorações esteve a inauguração de um Memorial aos mortos do concelho,  na Grande Guerra, na Flandres e em Moçambique. Presente na cerimónia para além do presidente da Câmara de Olhão, Dr. António Pina, e do presidente da Liga dos Combatentes General Chito Rodrigues esteve a senhora Ministra do Mar Engª Ana Paula Vitorino e o senhor Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, para além do presidente da Assembleia Municipal, presidentes de junta de freguesia, representantes dos três ramos das Forças Armadas e Forças de Segurança, presidentes dos  Núcleos do Algarve, combatentes e famílias, muita população.


Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas - Porto


10.06.2017 - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades. Dia das Forças Armadas. Neste dia, em que se conjugam verdadeiramente estes quatro símbolos nacionais, dá-se ênfase ao fator militar e a sua ligação ao povo português. De facto, a cerimónia militar presidida pelo Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas foi o momento importante do dia no Porto. Recebido com todas as honras, perfilou perante a continência das forças em parada, com uma salva de 21 tiros efetuados por um navio da Armada, após o que passou revista às forças em parada dos três Ramos. 


4ª Tertúlia «Fim do Império» - Coimbra


30.05.2017 - No âmbito do Projeto Fim do Império, foi realizada a 4ª Tertúlia em Coimbra, em parceria com a CM de Coimbra, com o QG da Brigada de Intervenção e o Núcleo de Coimbra da Liga dos Combatentes. A Tertúlia foi coordenada pelo Presidente do Núcleo de Coimbra, Tenente-coronel João Paulino e teve como palestrantes a Mestre Sílvia Torres, que falou dos seus livros «Guerra Colonial na Revista Notícia» e «O Jornalismo Português e a Guerra Colonial», o Coronel Ferreira da Silva, com o seu livro «14ª Companhia de Comandos» e o Coronel Melo de Carvalho com o seu livro “Paz e Guerra: Memórias da Guiné”.


Dia Internacional dos Capacetes Azuis da ONU


29.05.2017 - A Liga dos Combatentes assinalou, em 29 de maio passado, o Dia Internacional dos Capacetes Azuis das Nações Unidas e também de outras Operações de Paz, numa cerimónia realizada no Forte do Bom Sucesso, em Belém. A evocação desta data constou de uma cerimónia militar com execução de toques aos militares da “ONU” e da deposição de duas coroas de flores (uma junto à lápide onde estão inscritos os nomes dos Capacetes Azuis e dos que integraram outras Operações Humanitárias, que Tombaram ao serviço da Paz, e outra junto ao Memorial aos Combatentes do Ultramar), seguida da realização de um colóquio com a participação de representantes das Forças Armadas, das Forças de Segurança e público em geral.


III Peregrinação Nacional dos Combatentes a Fátima


27.05.2017 - Mais uma vez os Combatentes realizaram a 3ª Peregrinação Nacional ao Santuário de Fátima. Foi no 27 do presente mês, que esse acontecimento ocorreu. Contando com a presença de milhares de peregrinos Combatentes e suas famílias, oriundos dos vários recantos do País, tratou-se de uma manifestação de cariz religioso em que os Combatentes quiseram expressar a sua devoção a Nossa Senhora.


Colóquio “Portugal, Novas Museologias – Museus Militares”


26.05.2017 - A Liga dos Combatentes apoiou e colaborou no Colóquio “Portugal, Novas Museologias – Museus Militares”, que decorreu em Coimbra. O Núcleo de Coimbra participou com a palestra “A Preservação das Memórias: o Espólio Fotográfico do Batalhão de Infantaria nº23”, proferida pelo seu Vice-presidente, Major Jorge Carvalho. O Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-General Chito Rodrigues, esteve presente na Sessão de abertura do colóquio e na Comissão Científica.


Cerimónia de Comemoração do Dia do Combatente e do VIII Aniversário do Núcleo de Matosinhos


20.05.2017 - Realizou-se em Matosinhos (Sendim), a cerimónia de Comemoração do Dia do Combatente e do VIII Aniversário do Núcleo de Matosinhos promovida pelo Núcleo e pela Câmara e que contou com as presenças do Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes, General Chito Rodrigues e do Presidente da Câmara, Dr. Eduardo Pinheiro. Perante o testemunho de muitas dezenas de pessoas presentes em frente ao Memorial de Homenagem aos 70 combatentes do concelho de Matosinhos mortos na Guerra do Ultramar, a cerimónia militar iniciou-se pelas 11H15, onde se encontravam posicionados os Porta-Guiões dos Núcleos de Matosinhos, Porto, Penafiel, Lixa e Maia, uma Secção do Regimento de Transmissões do Porto, o Grupo Coral do Núcleo e uma Guarda de Honra composta por sócios combatentes do Núcleo. Procedeu-se de seguida à deposição de coroas de flores no Memorial, pelo 2º Comandante do Comando da Zona Marítima do Norte, pelo Presidente da Câmara e por um membro do executivo da União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, pelo Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes, Presidente do Núcleo e Presidente da Assembleia Geral do Núcleo. A Força Militar, de seguida, prestou as honras militares aos combatentes mortos.


  1  2  3  4