Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 
 
 

 

 

 








 
 

 

 

 

  Notícias

Poema-mensagem 2015 do Presidente da Liga dos Combatentes, General Joaquim Chito Rodrigues, dedicado a todos os Combatentes, Membros da Liga e suas famílias



Na Liga dos Combatentes
Determinação, coragem,
Solidariedade, sentes,
Com valores na bagagem

Instituição secular
Vinda da Grande Guerra
E Guerra do Ultramar
É um oásis na terra

Oásis de combatentes
A quem a vida não sorriu
Com valores permanentes
Todas as frentes serviu

A frente do mútuo apoio
Quando a saúde carece
Citadino ou saloio
A todos, a quem padece

Vale a pena ser membro
Desta perene instituição
Sentir de Janeiro a dezembro,
Paz, Amor, Devoção


Exposição Fotográfica e Mostra Documental "O Soldado Português na Grande Guerra", em Faro


No âmbito da evocação do 1.º centenário do fatídico início da Grande Guerra 1914-1918, ocorrido no passado dia 28 de julho de 2014, o Núcleo de Faro da Liga dos Combatentes, com o apoio inexcedível do Arquivo Distrital de Faro e da Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa (BMF), tem o privilégio de apresentar em Faro uma das três fantásticas exposições fotográficas itinerantes da Liga dos Combatentes, subordinada ao tema “O Soldado Português na Grande Guerra”, sob a ótica de Garcez (Alferes Equiparado) e de Joshua Benoliel, que, complementada por uma deslumbrante mostra documental da época, magistralmente recolhida pelo pessoal do Arquivo Municipal de Faro e da BMF, dão um toque especial e uma exuberância e um colorido algo inéditos a este evento.


Cerimónia de Evocação do Centenário do Combate de “Naulila”


18.12.2014 - No dia 18 de Dezembro de 2014, o Núcleo de Viseu da LC, em parceria com a Câmara Municipal de Viseu, evocou o Centenário do Combate de Naulila, com a inauguração do monumento na Av. Capitão Homem Ribeiro, nesta Cidade de Viseu. Estiveram presente nesta cerimónia a Secretária Adjunta e da Defesa Nacional, Drª Berta Cabral, o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Drº Almeida Henriques e o Presidente da Liga dos Combatentes, TGen Chito Rodrigues e muitas outras Entidades locais


Almoço de Natal dos Núcleos do Centro-Oeste


15.12.2014 - Os Núcleos do Centro Oeste, constituídos por Caldas da Rainha, Alcobaça, Rio Maior, Batalha, Leiria, Marinha Grande e Peniche, anualmente levam a efeito um Almoço de Natal, designado por “Natal do Combatente”. O Núcleo das Caldas da Rainha da Liga dos Combatentes esteve presente na pessoa do seu Presidente juntamente com cerca de 560 associados e seus familiares da região do Centro Oeste. O Almoço teve lugar no dia 15 de Dezembro de 2014 no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Peniche, espaço gentilmente cedido por essa corporação. Do programa constou:


Concerto de Piano integrado na Evocação do Centenário da Grande Guerra


13.12.2014 - A Liga dos Combatentes, em colaboração com a Academia Internacional de Música de Coimbra “Aquiles Delle Vigne”, levou a efeito um concerto de piano integrado no âmbito da evocação dos 100 anos da Grande Guerra. O referido evento intitulado, “Legado de uma Guerra”, realizou-se, no passado dia 13, nas instalações do Museu do Combatente, sitas no Forte do Bom Sucesso, em Belém. O público presente pôde apreciar um conjunto de fabulosos pianistas que interpretaram diversas peças para piano, compostas entre 1914 e 1918.


Núcleo de Winnipeg da Liga dos Combatentes participa no Convívio de Natal do Royal Military Institute of Manitoba


O Royal Military Institute of Manitoba realizou no passado dia 7 de dezembro o seu anual almoço convívio de Natal aonde participou um grupo de 18 elementos, membros e amigos do Núcleo de Winnipeg da Liga dos Combatentes, e a presença de Paulo Jorge Cabral, Cônsul de Portugal em Manitoba. Os convidados ao chegarem a Messe dos Oficiais da Base Aérea 17 em Winnipeg, encontraram um ambiente festivo de Natal, com música ao som do Quinteto Zack Brenda Jazz Group, que alegrou o convívio até à hora do almoço.


Liga dos Combatentes - Centro de Estudos e Apoio Médico, Psicológico e Social - “Jornadas da Liga dos Combatentes sobre o Apoio Social” - Programa - 05 de Dezembro 2014


10h00 – Abertura do Secretariado
10h30 – Sessão de abertura – General Presidente da Liga dos Combatentes
10h45 – O Apoio Social na Liga dos Combatentes – Secretário-Geral – Coronel Lucas Hilário
11h00 – Painel 1 – O Apoio Social nos Núcleos do Porto, Braga, Penafiel e Mirandela


O Cristo das Trincheiras no Santuário de Fátima na Evocação do Centenário da Grande Guerra


29.11.2014 - Em 29 de novembro de 2014 foi inaugurada no Santuário de Fátima, a Exposição “Neste Mar de Lágrimas”, que evoca as aparições de Fátima em 1917, Ano em que as Forças Armadas portuguesas se batiam em França e em África durante a Grande Guerra. A imagem do Cristo das Trincheiras trazido da área de atuação do Corpo Expedicionário Português (CEP), entre Lacouture e Neuve Chapelle, para Portugal em 1958 identifica-se com o sacrifício dos vivos e a memória dos caídos durante aquela Grande Guerra.


  1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13