Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 
 
 

 

 

 








 
 

 

 

 

  Notícias

Mensagem de Ano Novo do Presidente da Liga dos Combatentes General Joaquim Chito Rodrigues


Num tempo em que a inovação e a modernização, proporcionando a mudança, estão presentes no nosso dia-a-dia, a incerteza e a insegurança condicionam o nosso comportamento. É importante nos momentos de pausa e de reflexão, que os períodos do Natal e Ano Novo proporcionam, transmitirmos aos que connosco vivem as dificuldades e os êxitos da nossa Instituição secular, dois sentimentos genuínos e profundos:


Almoço de Natal - Residência São Nuno de Santa Maria, Estremoz


17.12.2016 - Em 17 de dezembro a Residência de São Nuno de Santa Maria completou um ano de existência funcional e conjuntamente com o almoço de Natal dos Residentes celebrou o primeiro aniversário da sua atividade. São 60 o número dos Residentes a quem a "Residência" presta desvelados cuidados diários e a quem proporcionou um momento de recordação do Natal, bem vivido em ambiente de confraternização e recordação de outros Natais que a Vida a cada um dos presentes proporcionou. A festa, destinada essencialmente aos Residentes, contou com a participação de todos os funcionários que servem diariamente a estrutura e os seus utentes, manifestação de solidariedade e de empenhamento em prol do momento natalício vivido, demonstrando o bom espírito de equipa que a Residência respira no conjunto dos seus quadros e afirma no seu desempenho em prol daqueles que serve com carinho.


Instalações cedidas pelo Presidente da Câmara de S. Roque, na Ilha do Pico, para sede do Núcleo da Liga dos Combatentes do Pico


15.12.2016 - O protocolo de cedência foi assinado durante a visita àquele Núcleo do Presidente da Liga dos Combatentes General Chito Rodrigues. No dia 15 de Dezembro, na Câmara Municipal de S. Roque, o Presidente do Núcleo  Jenuino Madruga agradeceu a cedência de instalações para o núcleo do Pico, objetivo que há anos vinha ambicionando,  tendo seguidamente usado da palavra o Presidente da Câmara Dr. Mark Silveira e o Presidente da Liga. Seguiu-se uma visita às instalações pela direção do núcleo e presidente da Liga.


Convívio de Natal dos Colaboradores da Direção Central da Liga dos Combatentes


13.12.2016 - Na sede da Liga dos Combatentes realizou-se o tradicional convívio de Natal, no passado dia 13. O evento iniciou-se com uma sessão de boas-vindas, no gabinete do Presidente da DC, no decorrer da qual, usaram da palavra o Major - General Fernando Aguda que, na qualidade de Vice-Presidente, e em nome da Direção Central e dos colaboradores, felicitou o Presidente da DC, desejando-lhe um Bom Natal e os maiores êxitos pessoais e profissionais. Seguidamente o General Chito Rodrigues, na sua intervenção, agradeceu as palavras de felicitações recebidas tendo exprimido também o seu reconhecimento a todos os presentes, pela dedicação que vêm demonstrando à Instituição que servem, fazendo votos para que a todos sorrisse a alegria e a saúde nesta quadra natalícia.


Requalificação do Monumento de Homenagem aos Combatentes do Ultramar na Vila de Tortosendo


11.12.2016 - No passado dia 11 de dezembro, realizou-se uma cerimónia, na vila de Tortosendo, para assinalar a requalificação e melhoramento do Monumento de Homenagem aos Combatentes do Ultramar. Tratou-se de uma iniciativa promovida pela Junta de Freguesia local com o apoio do Núcleo da Covilhã da Liga dos Combatentes. O espaço envolvente foi reabilitado, bem como o próprio Monumento, cuja inauguração data de 6 de abril de 2002.


Evocando o Centenário da Primeira Convenção Franco-portuguesa de mão-de-obra assinada em 28 de outubro de 1916 e a participação dos portugueses na Grande Guerra 1914-1918


10.12.2016 - Decorreu em Paris, no Museu Nacional da Imigração, um colóquio evocando o Centenário da Primeira Convenção Franco-portuguesa de mão-de-obra assinada em 28 de outubro de 1916 e a participação dos portugueses na Grande Guerra 1914-1918. Entre os convidados esteve o Presidente da Liga dos Combatentes, General Joaquim Chito Rodrigues, que dissertou sobre o tema "O Soldado português na Grande Guerra e a Liga dos Combatentes".


Inauguração do Monumento de Homenagem aos Combatentes do Concelho de Aveiro e Convívio de Natal dos Núcleos da Região Centro


04.12.2016 - No passado dia 04 de dezembro, foi inaugurado, na cidade de Aveiro, um Monumento de Homenagem aos Combatentes da Guerra do Ultramar, naturais daquele concelho, numa cerimónia promovida pela Câmara Municipal e pelo Núcleo da Liga dos Combatentes da cidade aveirense. O Monumento, localizado na Avenida Lourenço Peixinho, junto à estação da CP, é constituído por cindo elementos em aço inox, que emergem diretamente do pavimento. Dois deles, representando a India e Timor, com 2 metros de altura, posicionam-se à frente, estando os outros três, simbolizando Angola e Moçambique, com 2.50 metros e a Guiné, com 2 metros, numa posição mais recuada.


  1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11