Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias


MENSAGEM DE NATAL 2018 DO PRESIDENTE DA LIGA DOS COMBATENTES - GENERAL JOAQUIM CHITO RODRIGUES


Almoço de Natal na Residência São Nuno de Santa Maria - Estremoz


19.12.2018 - No dia 19 de dezembro a Residência São Nuno de Santa Maria realizou o seu já tradicional almoço de Natal tendo, na mesma data, sido também assinalado o terceiro aniversário da sua entrada em funcionamento. O evento contou com a presença da Direção Central da Liga dos Combatentes, designadamente, do Presidente e Vice-Presidente, respetivamente, Generais Chito Rodrigues e Fernando Aguda, do Secretário-geral Coronel Lucas Hilário e dos Vogais Coronel José Gardete, Capitão de Mar-e-Guerra Pereira de Macedo e do Arqtº. Eduardo Varandas. Pela direção da Residência esteve presente o seu Presidente Sargento-mor Vítor Caldeira, a Diretora Técnica Dr.ª Dulce Correia, os colaboradores que ali prestam serviço, bem como toda a Direção do Núcleo de Estremoz da Liga dos Combatentes.


Os Combatentes Silvenses já têm o seu Monumento


16.12.2018 -  Foi inaugurado a 16 de Dezembro de 2018 o Monumento aos Combatentes de Silves. A cerimónia iniciou-se pelas 10h30m no edifício da Fissul, com uma pequena receção aos convidados. Pelas 11horas procedeu-se ao destapamento do Monumento, pela Presidente da C.M. de Silves, Dra. Rosa da Palma, pelo Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes, TGen. Chito Rodrigues, pelo Presidente do Núcleo, Lagoa/Portimão, Jaime Marreiros e pelo TCor. Rui Oliveira, representante do Comandante do Regimento de Infantaria n.º 1. Seguiu-se a bênção ao Monumento feita pelo Padre Nelson Rodrigues, pároco de Silves.


Inauguração do Memorial aos Combatentes em Aljubarrota


01.12.2018 - Foi inaugurado no passado dia 01 de Dezembro de 2018 um Memorial aos Combatentes em Aljubarrota, em que assistiram cerca de 100 pessoas. As cerimónias foram presididas pelo Tenente-general Chito Rodrigues, Presidente da Liga dos Combatentes e contaram com a presença do Presidente da CM de Alcobaça, Dr. Paulo Inácio, o Presidente da JF de Aljubarrota, José Severino, o Major-general Morgado da Silva, da Direção de Material e Transportes, o Presidente do Núcleo de Alcobaça, Joaquim Romão bem como os Representantes dos Núcleos da Liga dos Combatentes da região Oeste (Leiria, Marinha Grande, Rio Maior, Caldas da Rainha) que conferiram brilho e dignidade ao evento.


Montijo inaugura Monumento de Homenagem aos Combatentes da Primeira Guerra Mundial


24.11.2018 - No passado dia 24 de novembro de 2018, no âmbito das Comemorações do Centenário do Armistício, foi inaugurado o Monumento de Homenagem aos Combatentes da 1º Guerra Mundial construído pela Câmara Municipal do Montijo, numa cerimónia que contou com a presença de mais de duas centenas de pessoas. A cerimónia foi presidida pela Secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Santos Pinto.


Sessão Extraordinária n.º 15/2018 da Assembleia Municipal de Oeiras realizada em 12 de novembro de 2018. Deliberação n.º 117/2018 - Voto de Louvor em homenagem aos 82 combatentes do concelho de Oeiras participantes na I Grande Guerra, apresentado pelo Grupo Político Municipal do IN-OV.


12.11.2018 - A Assembleia Municipal de Oeiras deliberou por unanimidade dos presentes, com trinta e quatro votos a favor, sendo dezoito do Grupo Político Municipal Isaltino Inovar Oeiras de Volta, quatro do Partido Socialista, quatro do Grupo Político Municipal Independentes Oeiras Mais À Frente, três da Coligação Democrática Unitária, dois do Partido Social Democrata, um do Centro Democrático Social-Partido Popular, um do Bloco de Esquerda e um do Partido Pessoas-Animais-Natureza, aprovar um Voto de Louvor e um minuto de silêncio, apresentado pelo Grupo Político Municipal Isaltino Inovar Oeiras de Volta, em homenagem aos oitenta e dois combatentes do Concelho de Oeiras, participantes na Primeira Grande Guerra.   


O Município de Vieira do Minho comemorou 504 anos da elevação de Vieira a Concelho


15.11.2018 - As celebrações iniciaram pelas 9h30, em frente aos Paços do Concelho, com o hastear da Bandeira ao som do Hino de Vieira e do Hino Nacional interpretados pelo Coro da Universidade Sénior e com a Guarda de Honra prestada por uma força do Regimento de Cavalaria nº 6. Seguiu-se uma cerimónia de homenagem aos ex-combatentes. A cerimónia solene prosseguiu no Auditório Municipal, com a declamação de um poema da autoria do Vieirense José de Castro, as intervenções políticas evocativas do Dia do Município e do Centenário do Fim da 1ª Guerra Mundial, onde usaram da palavra a presidente da Assembleia Municipal, Neli Pereira, o presidente da Câmara Municipal, António Cardoso e o convidado de honra desta cerimónia, o Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues.


A presença militar portuguesa no Ultramar, Índia, África, Timor e Macau - Memórias no feminino


Um grupo constituído por três mulheres (Ana Maria do Paço Moura dos Santos da Costa Pereira, Maria Armanda de Mira Ribeiro Fernandes Ramos Taveira e Maria de Fátima do Paço Moura dos Santos Duarte Pina), propõe-se levar a cabo um projeto que abarque a temática do título supra. Para o efeito, conta com o apoio da Associação das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas (AAAIO) e da Liga dos Combatentes. Pretende-se, assim, convidar todas as mulheres dos militares que cumpriram comissões no Ultramar, na condição de namoradas, esposas, filhas, irmãs e mães que, de uma forma ou doutra, conviveram com factos ou episódios relacionados com essas missões, a testemunharem as suas vivências.


  1  2  3  4  5  6  7