Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

  Notícias

Lançamento do livro "MEMÓRIAS AFRICANAS E DE OUTROS TEMPOS"


O livro "Memórias Africanas e de Outros Tempos", cujo autor é o Arqtº Eduardo Varandas, como o próprio nome indica, é um livro de memórias referindo uma época que vai de março de 61 a setembro de 73, com algumas considerações finais sobre o período pós-25 de Abril. O seu lançamento está previsto para o próximo dia 16 de outubro (3.ª feira), pelas 15H30, na Livraria Verney, em Oeiras. Será apresentado pelo General Chito Rodrigues, também autor do prefácio.


94.º Aniversário do Núcleo da Guarda e Inauguração do Monumento em Homenagem aos Combatentes no Ultramar do Concelho da Guarda


15.09.2018 - Em 15 de Setembro de 2018 realizaram-se as comemorações do 94.º aniversário do Núcleo da Guarda. As comemorações tiveram início na sede do Núcleo, com a cerimónia do hastear da Bandeira Nacional, à qual se seguiu a celebração de uma eucaristia na Igreja de S. Vicente em sufrágio pelos combatentes, presidida pelo Bispo da Guarda, D. Manuel da Rocha Felício, seguindo-se a inauguração do Monumento aos Combatentes da Guarda que lutaram no Ultramar, após a qual se efetuou a abertura da Exposição “ A História da Liga dos Combatentes”, patente na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço de 15 a 29 de setembro. No âmbito das comemorações foi inaugurado pela Câmara Municipal da Guarda e pela Liga dos Combatentes, o Monumento de Homenagem aos Combatentes no Ultramar do concelho da Guarda.


Homenagem aos Combatentes naturais Oleiros, concelho de Guimarães


09.09.2018 - Realizou-se em Oleiros, concelho de Guimarães, no passado dia 09 de Setembro, uma significativa Homenagem aos Combatentes naturais daquela localidade, promovida pela autarquia local, com a colaboração do Núcleo de Braga da Liga dos Combatentes. As cerimónias tiveram início com uma celebração religiosa na Igreja de Oleiros, com Missa de sufrágio pelos combatentes falecidos, tendo sido celebrante o Reverendíssimo Padre José Matos. A homilia alusiva à efeméride prendeu a atenção dos convidados e associados presentes e tocou bem fundo o carácter marcadamente elogioso para os combatentes de todas as épocas, cuja memória deve ser sempre recordada pelos vindouros com admiração e saudade.


94º Aniversário do Núcleo das Caldas da Rainha


28.07.2018 - O Núcleo da Liga dos Combatentes das Caldas da Rainha foi fundado em 28 de julho de 1924, comemorando no mesmo dia, o seu 94º Aniversário nas recentes Instalações da Sede do Núcleo. Numa cerimónia presidida pelo Secretário-geral da Liga dos Combatentes, Coronel Lucas Hilário e após apresentação da Força Militar com um efetivo de uma Secção da Escola de Sargentos do Exército, foi entoado o Hino Nacional em continência à Bandeira Nacional com todos os convidados presentes. Associaram-se a este evento aproximadamente 120 pessoas. A cerimónia, junto à Sede, iniciou-se com um discurso do Presidente do Núcleo, Major Afonso Maia Alves,  agradecendo a presença da Direção Central, às Forças Vivas da Cidade e a todos os presentes.


Visita de Trabalho ao Núcleo de Reguengos de Monsaraz e à Residência São Nuno de Santa Maria


11.07.2018 - No passado dia 11 do corrente mês, o Presidente da Direção Central da LC, General Chito Rodrigues, acompanhado pelo Secretário-geral Coronel Lucas Hilário e pelos Vogais TCor Pires Martins, Comte. Pereira de Macedo e Arqt.º Eduardo Varandas, deslocou-se a Reguengos de Monsaraz, para verificar o andamento dos trabalhos relativos às obras de adaptação da nova sede do Núcleo. A DC observou o estado das obras, ciceroneada pela Direção do Núcleo, designadamente, pelo seu Presidente SAJ António Couto e Vice-Presidente SAJ Amílcar Lopes e demais elementos, tendo ficado inteirada do decorrer dos trabalhos e dos problemas com que a Direção se tem confrontado, nomeadamente, a nível de mão de obra, situação que tem dificultado a sua conclusão nos prazos estabelecidos.


1ª Corrida da Defesa Nacional – GDRC/MDN - LIGA DOS COMBATENTES


10.07.2018 - A Liga dos Combatentes/DC recebeu nas suas instalações no passado dia 10 de Julho de 2018, os membros da Direção do Grupo Recreativo, Desportivo e Cultural do Ministério da Defesa Nacional por ocasião da última atividade desportiva realizada no dia 29 de abril  - "1ª CORRIDA DA DEFESA NACIONAL", integrando as comemorações do Centenário da Grande Guerra, onde se procurou enaltecer os locais de relevo da Defesa Nacional cuja partida para a corrida dos 10 Kms foi junto ao Monumento Aos Combatentes da Grande Guerra, na Av. da Liberdade, em Lisboa, e o local de partida/chegada para a caminhada dos 4 Kms junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar/Museu do Combatente, em Belém.


Inauguração do Mural com um painel em azulejo alusivo à Grande Guerra junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar da Vila de Ribeirão


08.07.2018 - No passado dia 8 de Julho, para assinalar a comemoração do seu sétimo aniversário, o Núcleo de Ribeirão inaugurou, junto à sua sede, na Praça de Santa Ana, um Mural com um Painel em azulejo alusivo à Grande Guerra junto ao Monumento de Homenagem às Mães e aos Combatentes do Ultramar, naturais daquela vila do concelho de Vila Nova de Famalicão. Para além do referido Painel foi também descerrada uma lápide metálica, a toda a largura do frontispício do edifício sede do Núcleo, com os nomes dos famalicenses e ribeirenses que tombaram ao serviço da Pátria naquele conflito mundial.


Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes recebido na Comissão Parlamentar de Defesa Nacional


26.06.2018 - A convite da Comissão Parlamentar de Defesa Nacional o Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes, General Chito Rodrigues, foi recebido no passado dia 26 de junho, na referida Comissão. Nesta sua deslocação ao Parlamento, fez-se acompanhar por alguns membros da DC, designadamente, pelo Secretário-Geral, Coronel Lucas Hilário e pelos Vogais TCor Pires Martins e Arqt.º Eduardo Varandas. A Delegação da Liga foi recebida pelo Grupo de Trabalho que, no âmbito da Comissão Parlamentar de Defesa Nacional, se debruça sobre a situação dos combatentes tendo em vista a formulação de recomendações ao Governo visando o reconhecimento para com aqueles que num determinado período da nossa História se bateram de armas na mão para defender os interesses vitais de Portugal.


  1  2  3  4