Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

A presença militar portuguesa no Ultramar, Índia, África, Timor e Macau - Memórias no feminino


Um grupo constituído por três mulheres (Ana Maria do Paço Moura dos Santos da Costa Pereira, Maria Armanda de Mira Ribeiro Fernandes Ramos Taveira e Maria de Fátima do Paço Moura dos Santos Duarte Pina), propõe-se levar a cabo um projeto que abarque a temática do título supra. Para o efeito, conta com o apoio da Associação das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas (AAAIO) e da Liga dos Combatentes. Pretende-se, assim, convidar todas as mulheres dos militares que cumpriram comissões no Ultramar, na condição de namoradas, esposas, filhas, irmãs e mães que, de uma forma ou doutra, conviveram com factos ou episódios relacionados com essas missões, a testemunharem as suas vivências.


A Liga dos Combatentes, apoiará esta iniciativa dando toda a colaboração possível para que o Projeto em vista se concretize com a recolha de testemunhos no feminino para preservação da memória e publicação em livro.

Assim sendo, apela-se a todas as interessadas em participar neste Projeto que preencham a ficha anexa e a remetam por e-mail para o endereço electrónico: memoriasnofeminino@gmail.com, ou, em alternativa, a enderecem ou entreguem na AAAIO, para a morada: Lar “Nova Casa”, Azinhaga das Carmelitas, Quartel da Formação, 1600-498 Lisboa (ao cuidado da Presidente da Direção, Joaquina Cadete Phillimore). Ou ainda para o Instituto da Ação Social das Forças Armadas (IASFA), para a morada: Rua Infanta D.ª Isabel, n.º 27, 3º B, 2780-064 Oeiras (ao cuidado de Ana Maria Taveira).

Formulário para download