Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Inauguração de Monumento aos Combatentes, na vila de Alvaiázere


13.01.2019 - Na vila de Alvaiázere, com o apoio do Núcleo de Abiul/Pombal da Liga dos Combatentes foi inaugurado um Monumento aos Combatentes alvaiazerenses de todos os tempos, muito especialmente os caídos na Grande Guerra e Guerra do Ultramar. Com a presença do Presidente da CM de Alvaiázere, Célia Gomes Marques, do Presidente da Liga dos Combatentes, General Joaquim Chito Rodrigues, Presidente da Assembleia Municipal e Presidentes de Juntas de Freguesia, para além de um representante do Comandante do Regimento de Infantaria de Tomar, dos Presidentes dos Núcleos de Abiul/Pombal e Leiria.


A cerimónia iniciou-se com o hastear das bandeiras Nacional, da Câmara Municipal e da Liga dos Combatentes, ao som do Hino Nacional tocado pela Banda de música local. Seguidamente foi inaugurado o Monumento tendo descerrado a bandeira que o cobria, a presidente da CM de Alvaiázere e o presidente da Liga dos Combatentes.

Seguiu-se a colocação de coroas de flores, após o que uma Força Militar do Regimento de Infantaria de Tomar prestou Honras Militares ao toque de “Silêncio”, “Mortos em Combate” e “Alvorada”, por um clarim daquele Regimento.

Seguiram-se as intervenções do diretor da Conservação do Património - Dr. Mário Rodrigues Simões, do presidente da Liga dos Combatentes e da presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere. Todos enaltecendo os valores, sacrifício e determinação dos que se bateram na Grande Guerra e na Guerra do Ultramar. A cerimónia terminou com ao som do Hino da Liga dos Combatentes.

Às 11h30 seguiu-se uma missa de homenagem aos Combatentes caídos ao serviço de Portugal. A manhã terminou com um almoço-convívio, com a presença de todas as entidades envolvidas na cerimónia.