Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Visita a Portugal da ACTIVA, da FNACA e do Núcleo da Liga dos Combatentes em Paris


28.01.2019 - Tendo em vista homenagear os portugueses Combatentes na Grande Guerra, que em França se bateram integrados no Corpo Expedicionário Português (CEP), o presidente da ACTIVA, Hermano Sanches Ruivo e Vice-presidente, Rosa da Costa, o presidente da FNACA - Federação Nacional de Antigos Combatentes da Argélia, Marrocos e Tunísia, Le Coz Rémy e o Porta-Estandarte, Paul Louera, bem como o presidente do Núcleo da Liga dos Combatentes de Paris, Georges Viaud deslocaram-se a Lisboa nos dias 28 e 29 de janeiro de 2019.


No dia 28, à sua chegada ao aeroporto foram recebidos pelo presidente Tenente-general Chito Rodrigues e Secretário-geral Coronel Lucas Hilário, tendo-se dirigido à sede da Liga dos Combatentes, onde almoçaram e efetuaram uma visita à sede e ao Núcleo Museológico ali existente. Deslocaram-se depois para a Avenida da Liberdade, para a cerimónia de homenagem junto ao Monumento aos Combatentes da Grande Guerra.

Presentes, além da comitiva de Paris já referida, e da Direção Central da Liga dos Combatentes, compareceram o embaixador de França em Lisboa, Jean-Michel Casa. Com uma Guarda de Honra constituída por uma secção do Regimento de Lanceiros e uma fanfarra da Banda do Exército cedidos pelo Exército, o que muito dignificou a cerimónia foram colocadas três coroas de flores e feitos os toques de Homenagem aos Mortos em Combate e Alvorada. A cerimónia terminou com breves palavras de agradecimento do presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes. Em 29 de janeiro, a comitiva vinda de França visitou o Museu do Combatente.