Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

 

  Notícias

 Marcha dos Combatentes pela Paz/Lisboa corre pela Paz


21.09.2019 - A Liga dos Combatentes e a Associação dos Deficientes das Forças Armadas , particularmente no Dia Internacional da Paz assinalado pelas Nações Unidas a 21 de setembro, e como é usual desde há 11 anos, comemoraram-no com a “Marcha dos Combatentes pela Paz/Lisboa Caminha pela Paz 2019”. As duas entidades são membros da Federação Mundial de Antigos Combatentes (FMAC), fundada após o final da II Guerra Mundial, em 1951, na Sede da UNESCO, em Paris, e mantêm relações de amizade e de experiências com Organizações congéneres de Antigos Combatentes, participando em diversos eventos e principalmente com a celebração deste dia.


Com a presença e participação na Marcha dos Presidentes da Liga dos Combatentes, TGeneral Joaquim Chito Rodrigues e da ADFA, Associação dos Deficientes das Forças Armadas, Coronel Lopes Dias, do IASFA, TGeneral Serafino, do Vice-Presidente da Cruz Vermelha, Major General Governo Maia, Director do Instituto do Desporto, da Associação das Coletividades do Concelho de Lisboa, e da Federação das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto do Distrito de Lisboa, a marcha de 5 km teve início na Gare Marítima da Rocha Conde de Óbidos e acabou no Forte do Bom Sucesso/Museu do Combatente (junto á Torre de Belém), passando pelo Museu da Electricidade, com uma parte do percurso ladeando o lindíssimo rio Tejo .

Não choveu durante o evento, o que contribuiu para que se tornasse realmente uma festividade de amigos , combatentes e familiares, com a alegria do costume.

Após a chegada ao Forte do Bom Sucesso /Museu do Combatente, teve início a cerimónia protocolar do Dia Internacional da Paz 2019, em frente ao Monumento aos Combatentes do Ultramar também com a presença do General Saramago, representante do Chefe de Estado Maior do Exército, do Vice-Presidente da Liga dos Combatentes Major General Fernando Aguda e o Vogal CMG Filipe Macedo, e dois elementos da Câmara Municipal de Lisboa.

Com abertura pelo Sr. Pavoeiro, da ADFA, foi lida a Mensagem do Secretário-Geral das Nações Unidas, tiveram lugar intervenções dos Presidentes da Liga dos Combatentes e da Associação dos Deficientes das Forças Armadas , bem como a homenagem com deposição de coroa de flores junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar , tendo cerimónia terminado com o Hino Nacional.

Com organização da Liga dos Combatentes e da ADFA, e co-organização da Câmara Municipal de Lisboa, o evento foi também apoiado pela Associação das Coletividades do Concelho de Lisboa, e a Federação das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto do Distrito de Lisboa, tendo como parceiro institucional o IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P..


Isabel martins, marketing do museu do combatente
Fotos: Hugo Gonçalves, Liga dos Combatentes