Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

 

  Notícias

96.º Aniversário do Núcleo de Viseu da Liga dos Combatentes


20.10.2019 - Decorreu na Cidade de Viseu a cerimónia do aniversário dos 96 anos de vida do Núcleo de Viseu da Liga dos Combatentes. O cerimonial iniciou-se nas instalações do Regimento de Infantaria 14, tendo decorrido no auditório da Unidade a Assembleia Geral do Núcleo, momento que permitiu apresentar aos associados presentes o ponto da situação do “Núcleo”, as atividades desenvolvidas em 2019 e os objetivos e atividades propostas para o ano de 2020. Durante esta Assembleia geral foram entregues Testemunhos de Apreço aos sócios que contam vinte e cinco e cinquenta anos de associados, momento sempre marcante e que, em particular, distingue e eleva quem recebe tal comprovativo de dedicação a um “Núcleo” e a uma causa.


A cerimónia prosseguiu com a celebração eucarística dedicada aos Combatentes e em particular aos já falecidos, sendo ministro do culto o Major Capelão João Marcelino, exortando os presentes a “manterem os braços erguidos”, seja qual for o momento do combate da vida que se lhes apresente travar.

No monumento aos Combatentes do Ultramar, contíguo às instalações do Regimento, prosseguiu a comemoração festiva, tendo nela participado o Vice-presidente da Direção central da “Liga”, o Presidente e a Vice-presidente da Câmara Municipal de Viseu, o Presidente da Junta de freguesia de Viseu, o Comandante do Regimento de Infantaria 14, o Comandante da GNR e o Comandante da PSP de Viseu, o Diretor da Delegação do “IASFA” de Viseu, o Presidente da Delegação de Viseu da ADFA, Presidentes e Porta Guiões dos Núcleos da LC – Lamego, Guarda e Gouveia, o Capelão João Marcelino e cerca de 150 Combatentes e suas Famílias.

As honras militares foram prestadas por uma força do RI 14, tendo sido deposta uma coroa de flores no Monumento aos Combatentes do Ultramar e agraciados com o Título de Sócio Benemérito da Liga dos Combatentes a Câmara Municipal de Viseu, a Junta de Freguesia de Viseu e o Regimento de Infantaria 14.

Usaram da palavra o Presidente do Núcleo de Viseu da LC, o Vice-presidente da LC e o Presidente da Câmara Municipal de Viseu – Dr. Almeida Henriques, todos referindo o significado dos 96 anos do Núcleo de Viseu e o contributo que este presta à sociedade local, bem integrado e cooperante com as diversas atividades realizadas na Cidade, reservando um espaço de elevada referência a todos os que ao longo dos anos têm presidido ao “Núcleo” e, naturalmente, saudando e reconhecendo o esforço do Combatente, dedicado a Portugal no conflito da Grande Guerra e da Guerra do Ultramar. Posteriormente foram impostas condecorações a cinco Sócios do “Núcleo” que Serviram Portugal no conflito Ultramarino.

Seguiu-se o tradicional almoço convívio, servido numa unidade local de restauração, momento participado por cerca de 200 Combatentes e Famílias, Autoridades locais e outros Convidados.