Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

 

  Notícias

Guiné-Bissau - Cerimónia de homenagem aos mortos


01.11.2019 - Em 01 de novembro de 2019, realizou-se no Cemitério Municipal de Bissau a Cerimónia de Homenagem aos militares portugueses que deram a vida ao serviço da Pátria. Presidiu a esta cerimónia o Exmo. Embaixador de Portugal em Bissau, Dr. António José Alves de Carvalho, esteve presente a Embaixadora da União Europeia Sónia Neto, o Cônsul Dr. Duarte Bucho, o Adido de Defesa Cor Cav Nuno Duarte, o Representante da Liga dos Combatentes Cor Danif e o CMG Alberto Correia assessor do projeto 1 no âmbito da Cooperação no Domínio da Defesa, entre muitos militares e civis que se associaram a esta simples cerimónia mas revestida de grande significado.


A cerimónia teve início, pelas 10 horas, com uma celebração eucarística, na capela da Liga dos Combatentes, no cemitério de Bissau proferida pelo Frei Galiano. Terminada a celebração o Frei Galiano benzeu as campas dos militares portugueses. O momento alto da cerimónia teve início com o toque de sentido e seguidamente a deposição de uma coroa de flores no monumento aos mortos pelo Exmo. Embaixador Dr. Alves de Carvalho. Posteriormente o toque de silêncio e o toque de homenagem aos mortos, após o qual foi proferida uma prece precedida de um minuto de silêncio.

Seguidamente o toque de alvorada simbolizando um hino de esperança e fé, certos de que o sacrifício dos nossos compatriotas não foi em vão.Para finalizar a cerimónia que decorreu com elevada dignidade e brio como é tradição e apanágio da Instituição Militar, foi dado o toque de descansar e à vontade.

“A única recompensa para todos que encontraram a última morada no Cemitério da Guiné Bissau, é os Homens de hoje, prestarem as honras devidas com dignidade e sobriedade, que o momento exige, como garantia que as suas memórias jamais serão esquecidas”.

Após a Cerimónia foi servido um “branco de honra” na residência de Santa Luzia – Cooperação no Domínio da Defesa.