Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

 

  Notícias

Cerimónia Evocativa do 101.º Aniversário do Armistício da I Guerra Mundial, 45.º Aniversário do Fim da Guerra do Ultramar e 98.º Aniversário da Fundação da Liga dos Combatentes - Ponta Delgada


15.11.2019 - Realizou-se no Forte de São Brás, em Ponta Delgada, a Cerimónia Evocativa do 101.º Aniversário do Armistício da I Guerra Mundial, 45.º Aniversário do Fim da Guerra do Ultramar e 98.º Aniversário da Fundação da Liga dos Combatentes. Na Região Autónoma dos Açores (RAA), as comemorações estiveram a cargo do Núcleo das Ilhas de São Miguel e Santa Maria da Liga dos Combatentes. O Comando Operacional dos Açores (COA) garantiu a participação de uma Força Militar dos três ramos das Forças Armadas. Estiveram presentes na cerimónia entidades Civis, Militares, das Forças de Segurança, e ainda a presença de antigos Combatentes, familiares e amigos.


A cerimónia teve início na sala da 1.ª Guerra Mundial, no Museu Militar dos Açores. Na oportunidade usaram da palavra o presidente do Núcleo das Ilhas de São Miguel e Santa Maria da Liga dos Combatentes, Manuel da Cruz Marques ao que se seguiu uma conferência proferida pelo Coronel José M. Salgado Martins subordinada ao tema "Os Açores na 1.ª Guerra Mundial, algumas interrogações".

Procedeu-se de seguida à entrega de diploma à sócia benemérita Dr.ª Berta Cabral, no âmbito do Programa “Dos Avós aos Netos”.  Receberam também diplomas de sócias: Catarina Sousa Pádua; Inês Pádua Ferreira e Dalila Carla Barbosa Sebastião.

As cerimónias prosseguiram junto ao monumento aos marinheiros mortos, na Primeira Guerra Mundial, no Jardim Tenente-Coronel Francisco Borges da Silva onde foram depostas coroas de flores, prestada homenagem aos militares falecidos e alocução pelo presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes.

Foram impostas condecorações (Medalha Comemorativa das Campanhas) a João Ferreira da Silva (ANG); Manuel Francisco Moniz Simas (GUI), a título póstumo recebida pelo filho Tiago Filipe Sampaio de Simas; Carlos Alberto Almeida Soares Macedo (GUI); Henrique Eduardo de Medeiros Gago da Câmara (GUI) e António Manuel Silva Gomes (MOÇ).

Medalha da Liga dos Combatentes de “Mérito-Grau Ouro” atribuída a título póstumo ao Professor Doutor Carlos Alberto da Costa Cordeiro, recebida pela sua Esposa e Medalha da Liga dos Combatentes “Bons Serviços-Grau cobre” a Eduardo Alberto Fortuna Corvelo, recebida pela sua filha Romina Paula Corvelo.