Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

150.º Aniversário do nascimento do Marechal Gomes da Costa


14.01.2013 - Manuel de Oliveira Gomes da Costa - No dia 14 de Janeiro de 2013 ocorre o 150º aniversário do nascimento do Marechal Manuel de Oliveira Gomes da Costa. Combatente da I Grande Guerra e das campanhas de pacificação nos territórios portugueses de África e da Índia. Avançou para França, em 30 de Janeiro de 1917, comandando a 1ª Brigada do Corpo Expedicionário Português (CEP), que saiu de Lisboa (Tejo) embarcada em três vapores britânicos.  


Foi militar e político. Enquanto militar, destacou-se nas campanhas de pacificação nos territórios da África e da Índia Portuguesas, bem como na I Grande Guerra - Flandres. A 15 de Fevereiro de 1919 foi feito Grande-Oficial da Ordem Militar de Avis, a 14 de Fevereiro de 1920 foi feito Grande-Oficial da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito e a 5 de Outubro de 1921 foi elevado a Grã-Cruz da Ordem Militar de Avis. Enquanto político, foi, cumulativamente, Presidente do “Ministério “ e “Presidente da República (10º), entre 19 de Junho e 9 de Julho de 1926 (20 dias), funções que exerceu apenas com valor protocolar.

Carmona, no desempenho do cargo de presidente do Ministério, enviou-o para o exílio nos Açores, e fê-lo Marechal do Exército Português. Em Setembro de 1927, regressou ao Continente, tendo falecido em condições miseráveis, sozinho e pobre, encontrando-se totalmente desligado ao poder. Os seus restos mortais jazem na cripta do talhão da Liga dos Combatentes, no Alto de S. João, em Lisboa.