Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Programa Estratégico da Liga dos Combatentes - Passagem de Testemunho


06.03.2013 - Uma delegação da Liga dos Combatentes, composta por dois elementos da Direção Central da Liga e três do Núcleo de Aveiro da Liga, deslocou-se ao Regimento de Infantaria 10 da Brigada de Reação Rápida, a fim de proferir uma conferência sobre o Programa Estruturante “Passagem de Testemunho”. O Comandante do RI 10, Coronel Nuno Marques Cardoso, recebeu a delegação composta pelo Vice-presidente da DC - MGen Fernando Aguda, pelo Vogal da DC - TCor Álvaro Diogo, pelo Presidente do Núcleo de Aveiro da LC - Major Carvalho, por um membro da Direção do Núcleo - TCor Fernandes e pelo porta guião – Sr Mário Marinho.


Após as honras militares prestadas à chegada da delegação, seguiu-se uma visita guiada à Unidade, devendo salientar-se o cuidado posto pelo Comandante da Unidade no briefing que proporcionou a toda a delegação nas instalações da “Casa da Memória do RI 10”, espaço que objetivamente transmite ao visitante os momentos da história mais significativa da Unidade que tem o seu início em 1917.

Após o almoço teve lugar a conferência proferida pelo MGen Fernando Aguda no auditório da Unidade, dirigida a cerca de 190 militares. Estes constituiram o público alvo desta conferência de apresentação do “Programa” e dos seus “Objetivos”, dividindo-se por militares do Regimento e por militares do 2.º BIPára/RI 10, estes em fase de aprontamento operacional para uma missão no Kosovo que terá inicio em meados deste mês de Março.

A ação de sensibilização efectuada procurou dar a conhecer a Liga dos Combatentes e em particular o Programa Estruturante Passagem do Testemunho, sensibilizando os palestrados para a existência da Liga e para a necessidade de ela transmitir os valores que a tornam uma Instituição, procurando captar associados de entre a geração de combatentes do presente, associados que concorram para perenizar a Liga, dotando-a de quadros mais jovens. Ao Núcleo de Aveiro da LC compete agora estabelecer na Unidade o contato direto com os militares palestrados, com o objetivo de serem angariados novos sócios para a Liga. Outras ações de sensibilização terão lugar noutras Unidades que aprontam FND e a seu tempo delas daremos conta.