Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Dia do Combatente - 77.ª Romagem ao Túmulo do Soldado Desconhecido e 95.º Aniversário da Batalha de La Lys


06.04.2013 - Na Batalha foi evocado a 77.ª Romagem ao Túmulo do Soldado Desconhecido e o 95.º Aniversário da Batalha de La Lys, num dia em que se assinala o 09 de Abril como o Dia Nacional do Combatente numa tradição que dura há décadas. Sob a presidência do CEMGFA e com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Dr. Braga Lino e dos três Chefes de Estado-maior da Armada, Força Aérea e do Exército, dos presidentes das CM da Batalha e Leiria, para além de numerosos oficiais generais, Diretores-gerais e Adidos de Defesa, bem como presidentes de Associações de Combatentes, presidente da Associação de Profissionais das Forças Armadas, Núcleos da Liga dos Combatentes e suas famílias.


As cerimónias iniciaram-se com uma missa no Mosteiro da Batalha presidida pelo Bispo das Forças Armadas e de Segurança, D. Januário Torgal Ferreira. O Mosteiro repleto de gente, engalanado com os Guiões da Liga dos Combatentes e Associações de Combatentes ouviu durante a eucaristia os cânticos alegóricos feitos pelo coro da Cruz Vermelha Portuguesa. Terminada a missa as Forças em parada, colocadas em frente ao Mosteiro prestaram Guarda de Honra ao General CEMGFA, acompanhado pelo SEADN e pelo Presidente da Liga dos Combatentes. Seguidamente o general Chito Rodrigues proferiu uma alocução alusiva ao ato.

As entidades seguiram depois para o Museu das Oferendas onde o CEMGFA deixou uma significativa mensagem no Livro de Ouro da Liga dos Combatentes, tendo-se seguidamente descoberto duas fotografias do capitão Santiago de Carvalho e do 1.º Tenente Oliveira e Carmo, que se mantiveram no Museu junto às suas condecorações, entre elas a Torre e Espada. Após cumprimentar todos os Guiões ao longo do claustro, o general CEMGFA e o SEADN, bem como todas as entidades dirigiram-se para a Sala do Capítulo, onde o CEMGFA, general Esteves Araújo, entidade convidada pelo presidente da Liga dos Combatentes para o efeito, efetuou a sua oração junto ao Túmulo do Soldado Desconhecido. Seguiu-se a deposição de coroas de flores e o Hino Nacional. As cerimónias decorreram com o apoio das Forças Armadas, que fez deslocar para a Batalha uma Força dos três Ramos das Forças Armadas para as Honras Militares e outro apoio logístico fundamental. As cerimónias terminaram com um almoço-convívio no Regimento de Artilharia de Leiria, onde confraternizaram cerca de 500 pessoas.