Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Moura - Inauguração de Monumento


27.04.2013 - Inauguração de Monumento – Em 27 de Abril, a Câmara Municipal de Moura decidiu homenagear os combatentes do concelho caídos na Guerra do Ultramar. Convidado o General CEMGFA, Esteves Araújo, o Presidente da Liga do Combatentes, General Chito Rodrigues, estando igualmente presentes os generais e Almirantes representantes dos Chefes de Estado-maior dos Ramos, autoridades civis, militares e religiosas e muito público.


As cerimónias iniciaram-se com uma sessão solene nos Paços do Concelho, onde o Presidente da CM de Moura, José Maria Prazeres Pós-de-Mina deu as boas vindas e proferiu um discurso alusivo ao ato a que se seguiu a intervenção do CEMGFA.

O salão estava repleto de munícipes que se dirigiram depois para o lugar da cerimónia e inauguração da lápide, onde foram inscritos os nomes dos militares mourenses caídos na Guerra do Ultramar. Uma força dos três Ramos das Forças Armadas prestou Honras Militares. Após descerramento da bandeira nacional que cobria o memorial, pelos presidentes da CM, General CEMGFA e Presidente da Liga dos Combatentes foram colocadas coroas de flores e feitos os toques de Silêncio e Alvorada.

Antes, o vereador da CM de Moura fez um breve discurso informativo da numerosa população que se reuniu à volta do lugar da cerimónia. Junto aos edifícios doas antigos quartéis, em breve recuperados para atividades culturais, ergue-se agora, uma placa que honra os que, ao serviço das Forças Armadas caíram por Portugal.