Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

83º. Aniversário do Núcleo de Mafra


04.05.2013 - 83º. Aniversário do Núcleo de Mafra - Comemorou-se a 04 de Maio de 2013, o 83º. Aniversário do Núcleo de Mafra, ocorrido a 30 de Abril, aniversário do assentamento da sua primeira Acta, em 30 de Abril de 1930. O programa desta comemoração começou a ser cumprido pelas 10H00 com a concentração dos sócios, combatentes e familiares na Escola Prática de Infantaria hospitaleira anfitriã e Sócio nº. 01 da Liga dos Combatentes, pelo Núcleo de Mafra, e a chegada das Entidades convidadas pelas 10H30, de que se destacam o Chefe do Estado-Maior do Exército, Combatente e Sócio da Liga pelo Núcleo de Mafra.


O Deputado Hélder Silva, também ele Combatente e Sócio por este Núcleo, o Presidente do Clube Militar de Oficiais de Mafra, o Presidente da Junta de Freguesia de Mafra, o Director do CAS/Runa e o Presidente da Direcção Central da Liga dos Combatentes, General Joaquim Chito Rodrigues, que se dignou presidir a esta celebração. Os atos desta comemoração iniciaram-se com a cerimónia de Homenagem aos Combatentes, já falecidos, junto ao Monumento AO VALOR DO INFANTE com a participação de uma Força da EPI e da Fanfarra do Exército, com deposição de uma coroa de flores.

Seguiu-se a celebração de uma Missa, de sufrágio pelos Combatentes já falecidos e de Acção de Graças pelos Combatentes e Sócios vivos, sendo celebrante o Reverendo Padre Frei António Teixeira, na Sala Elíptica da EPI. No Auditório da EPI realizou-se uma sessão em que foram proferidas, uma alocução referente ao Núcleo, pelo seu Presidente, a que se seguiu uma brilhante e importante palestra subordinada ao tema “Do Ultramar ao Afeganistão”, proferida pelo Tenente-Coronel de Infantaria Nuno Lemos Pires, que encheu de agrado as cerca de 50 pessoas que a ela assistiram. Seguiu-se, no uso da palavra, o General Presidente da Liga dos Combatentes que aludiu, com o entusiasmo que o caracteriza, temas que lhe são caros, os Programas Estruturantes, “Liga Solidária” e ao ponto da situação das suas atividades em curso. Esta sessão terminou com a entrega de “Testemunhos de Apreço”, a dois Sócios que completaram 25 Anos de Associados da Liga, e de uma Medalha da Liga, com dedicatória gravada, ao brilhante palestrante da sessão, TCor Lemos Pires.

A comemoração deste 83º. Aniversário do núcleo terminou com um participado almoço de confraternização, nas instalações do Clube Militar de Oficiais de Mafra, no final do qual se partiu o bolo de Aniversário e brindou com vinho do Porto:

LIGA DOS COMBATENTES?...
VALORES PERMANENTES.
LIGA DOS COMBATENTES?...
EM TODAS AS FRENTES…