Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Inauguração do Monumento aos Combatentes do Ultramar do Concelho de Mértola


11.06.2013 – Teve lugar no passado dia 11 de Junho, na vila de Mértola, a inauguração de um Monumento de Homenagem aos Combatentes do Ultramar, naturais do concelho, promovida pela Câmara Municipal de Mértola. As cerimónias iniciaram-se com o descerramento de uma lápide com o nome dos Combatentes mortos ao serviço da Pátria e a colocação de duas coroas de flores, pelo Presidente da Câmara Municipal e do representante da Liga dos Combatentes.


Posteriormente, foram lidos, em voz alta, por um Combatente, os nomes dos Combatentes homenageados, As duas intervenções alusivas ao acto foram proferidas pelo Presidente da Autarquia e representante da Liga dos Combatentes, respectivamente, Dr. Jorge Colaço Rosa e Arqt.º Eduardo Varandas. Um Combatente, que cumpriu a sua comissão militar em Moçambique, recitou dois poemas, de sua autoria, alusivos à vida dos combatentes naquela antiga província portuguesa do Indico. Seguiu-se a bênção do Monumento pelo pároco local, posto que foi servido um pequeno beberete à população e às entidades convidadas no recinto onde se realizou a cerimónia.

Estiveram presentes as seguintes entidades: Tenente – General Francisco Correia, em representação do CEMGFA e do CEME; Comandante Proença Mendes, em representação do CEMA, Major António Rebouga, representante do CEMFA; representação do Núcleo de Beja da LC, com o guião; Presidente da Assembleia Municipal e das juntas de freguesia do concelho. Da autoria do Sr. Jorge Branco, funcionário da autarquia mertolense, trata-se de um monumento, de grande simplicidade formal, constituído por um paralelepípedo rectangular formado por nove camadas alternadas em taipa, representando, cada uma delas, as nove freguesias do concelho. No lado direito, numa superfície metálica, estão inscritos os nomes dos Combatentes naturais do concelho mortos ao serviço da Pátria.

A intervenção do Dr. Jorge Colaço Rosa, Presidente do Município, caracterizou-se por fazer um enquadramento histórico da situação vivida pelos combatentes naquele período em que foram chamados a cumprir o seu dever, agradecendo à Liga dos Combatentes toda a colaboração prestada para levarem avante o projecto a que se propuseram e terminando com a decisão de atribuir ao recinto onde se localiza o Monumento o nome de Praceta dos Combatentes. O Arqt.º Eduardo Varandas, na qualidade de representante do Presidente da Direcção Central da LC, centrou a sua intervenção enaltecendo a atitude do município mertolense em homenagear os seus Combatentes e realçando o património cultural e linguístico que a presença de Portugal nos Teatros de Operações em que esteve envolvido foi deixado como marca da sua universalidade e portugalidade. Uma palavra de reconhecimento merece também o Sargento – Chefe Lopes, do RI 3, pelo desempenho como speaker que se revelou de grande competência e profissionalismo
.