Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Comemoração do 4.º Aniversário do Núcleo de Lixa


22.06.2013 - Na cidade de Lixa evocou-se o 4.º Aniversário do Núcleo com cerimónias cheias de dignidade. Após o içar da bandeira na sede do Núcleo formou-se um cortejo com a presença do presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, o presidente da Assembleia Municipal, vereador e presidentes de Juntas de Freguesia, bem como do presidente do Núcleo de Lixa da Liga e muitos Combatentes e famílias, levando à frente o Guião da Instituição, seguido do pároco de Lixa, um grupo de Escuteiros, vários estandartes de Associações locais, abrilhantados pela banda de música.


O presidente da Direcção Central da Liga dos Combatentes, General Chito Rodrigues e o1.º Vogal Administrativo da DC, Tenente-coronel Pires Martins integraram o cortejo à chegada da igreja, onde foi rezada uma missa em homenagem aos combatentes caídos na guerra do Ultramar. Seguidamente deslocaram-se em cortejo, todos os presentes, para o local onde foi erigido o Monumento aos Combatentes do Ultramar, onde se encontrava instalada uma tribuna e muito público.

A cerimónia com a presença de um pelotão do Regimento de Artilharia do Porto, iniciou-se com a intervenção do Presidente do Núcleo de Lixa, José Lopes, a que se seguiram as intervenções do Presidente da Câmara de Felgueiras e o Presidente da Liga dos Combatentes. Seguiu-se a imposição de condecorações a Combatentes pela sua participação na Guerra do Ultramar, tendo sido posteriormente colocada uma coroa de flores junto do Monumento. Forem efectuados os toques de homenagem aos mortos e alvorada.

A cerimónia terminou com o Hino da Liga dos Combatentes e o Hino Nacional. Seguiu-se um almoço-convívio com a presença das entidades convidadas, Combatentes e famílias.