Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Monumento em Homenagem aos Combatentes do Ultramar - Freguesia da Senhora da Hora


13.07.2013 - Teve lugar no passado dia 13 de Julho, na freguesia da Senhora da Hora, concelho de Matosinhos, a inauguração de um Monumento em Homenagem aos Combatentes do Ultramar da freguesia. Simultaneamente e no mesmo local – uma rotunda onde se situa o monumento, foi atribuído o nome ”Rotunda do Combatente” àquela artéria citadina. Trata-se de um monumento austero, de grande simplicidade nas suas linhas, que simboliza a admiração e a gratidão que a Junta de Freguesia da Senhora da Hora tem pelos senhorenses combatentes e que não deixará ninguém indiferente, visto localizar-se num dos pontos centrais e com maior movimento da freguesia.


O Núcleo promoveu a cerimónia, com a colaboração da Junta de Freguesia da Senhora da Hora e da Câmara Municipal de Matosinhos, tendo-se a mesma iniciado pelas 11h30 com o içar da Bandeira Nacional por um sócio combatente, no edifício da Junta de Freguesia. Em seguida os participantes encaminharam-se para a rotunda onde convergem a Rua do Sobreiro, Rua Estação Velha e Rua 4 Caminhos.

Assim, pelas 11H45, procedeu-se à inauguração do monumento e da nova rotunda seguindo-se a evocação religiosa e bênção pelo Pároco da freguesia. Depois da deposição de uma coroa de flores foi guardado um minuto de silêncio, continuando a cerimónia com a sequência de toques de Homenagem aos Mortos pelo terno de clarins do Regimento de Artilharia Nº 5 e as honras militares pela força militar da Escola Prática de Transmissões. Dando continuidade à cerimónia foram declamados por dois combatentes poemas da sua autoria, suscitando nos presentes um momento de grande emoção, sendo de seguida proferidas alocuções alusivas ao ato pelos Presidente do Núcleo, Presidente da Junta de Freguesia da Senhora da Hora, Sr. Valentim Campos e Presidente da Câmara de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto. As palavras ditas enalteceram o empenhamento, denodo e coragem de muitos senhorenses na Guerra do Ultramar, homenagearam os 70 combatentes do concelho falecidos e todos os que ainda estão vivos e que combateram nessa guerra, sendo ainda destacado o nosso sócio combatente José Augusto pela sua excecional contribuição e entusiasmo contagiante evidenciados para que este momento histórico acontecesse na sua freguesia.

No fim foi cantado o Hino Nacional pelo Grupo Coral da Senhora da Hora sendo acompanhado por todos os presentes. Várias entidades estiveram presentes destacando-se, para além das já referidas, o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos, o Comandante da Zona Marítima do Norte, o Presidente da Assembleia de freguesia e o Presidente da Junta de Freguesia de Matosinhos. Participaram ainda nesta cerimónia cerca de duas centenas de sócios, familiares e amigos assim como demais cidadãos que com a sua presença numerosa fizeram questão de transmitir o respeito e a solidariedade para com aqueles que arriscaram e arriscam as suas vidas em nome da Pátria.