Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

90.º Aniversário do Núcleo de Viseu


20.10.2013 - Decorreram em Viseu as cerimónias do nonagésimo aniversário do Núcleo de Viseu da Liga dos Combatentes. As cerimónias principiaram com a Assembleia-geral do Núcleo que se realizou no auditório do Instituto Politécnico de Viseu, durante a qual foi apresentado o relatório e contas do ano de 2013 e tornado público o Plano de Atividades para o ano de 2014.


A cerimónia prosseguiu com uma celebração eucarística realizada nas mesmas instalações, presidida pelo Cónego Arménio Lourenço, diretor do Colégio de Santo António de Viseu, que na homília proferida se referiu com detalhe e elevação à missão dos Combatentes e exaltou as virtudes que ao longo dos tempos caraterizam o seu desempenho ao serviço de Portugal, particularmente durante a Grande Guerra, Guerra do Ultramar e nas Operações de Apoio à Paz.

No local onde se encontra implantado o monumento aos Combatentes do Ultramar prosseguiu a cerimónia de homenagem aos Combatentes, tendo usado da palavra o Presidente do Núcleo de Viseu da LC, TCor José Tomás e o Vice-Presidente da LC, MGen Fernando Aguda, ao que seguiu a cerimónia militar de homenagem a cargo de um pelotão do Regimento de Infantaria do RI 14 e a deposição de uma coroa de flores na base do monumento. Seguiu-se a tradicional foto de conjunto nas escadarias interiores do Regimento e o almoço de confraternização no refeitório da Unidade. As cerimónias foram participadas por cerca de duas centenas de convidados, destacando-se a presença do presidente da Assembleia Municipal de Viseu, Dr. Almeida Antunes, do representante do presidente da Câmara de Viseu, Professor Esteves, do Comandante do RI 14, do diretor do centro de Recrutamento de Viseu, dos representantes locais da GNR e PSP, dos presidentes dos Núcleos da LC da Guarda e Lamego, do presidente da delegação de Viseu da ADFA, da associações de ex-Combatentes Beirões e a da associação de Combatentes do Ultramar Português. Todas as cerimónias foram vividas de forma intensa e em ambiente de camaradagem, marcando com intensidade o momento que comemorava 90 anos do Núcleo de Viseu da Liga dos Combatentes.