Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Comemorações do 3º Aniversário da Reativação do Núcleo de Mirandela e 1º Encontro de Combatentes Transmontanos.


23.09.2013 - O Núcleo de Mirandela da Liga dos Combatentes desenvolveu um conjunto de atividades integradas nas comemorações do 3º aniversário da sua reativação e do 1º Encontro de Combatentes Transmontanos que evidenciaram o aproveitamento de sinergias e deram relevo à visibilidade e credibilidade da Liga dos Combatentes no seio da população de Mirandela.


As celebrações tiveram início no dia 23 de setembro com a inauguração de uma exposição fotográfica “ Conservação das Memórias”. Conservar as memórias constitui um dever de cidadania e a promessa de legar às gerações vindouras um património que lhes recorde o passado e alicerce a sua forma de conquistar o futuro. Nesta exposição é demonstrado o trabalho levado a cabo pela Liga dos Combatentes no campo da conservação dos Talhões Portugueses em França e em África.

O dia 28 de setembro foi um dia verdadeiramente especial para o núcleo, pois além das comemorações do 3º Aniversário da Reativação do Núcleo, realizou-se também o 1º Encontro de Núcleos Transmontanos da Liga dos Combatentes. A cerimónia militar teve início às 10:30, junto ao Monumento aos Ex-Combatentes do Ultramar, com um conjunto de alocuções alusivas ao ato, seguindo-se uma cerimónia de homenagem aos mortos pela pátria e a cerimónia de entrega de condecorações a sócios do núcleo de Mirandela. O sócio do núcleo de Mirandela, Mário José Teixeira, recebeu a medalha da Cruz de Guerra, uma das mais altas condecorações militares atribuídas pelos atos e feitos de bravura praticados em campanha. Os sócios do núcleo de Mirandela: Augusto Carolino Carvalho, Armando Augusto da Costa Barros, Horácio dos Santos, João Manuel Machado e José Floriano Oliveira Fonseca receberam a medalha comemorativa das campanhas, que é atribuída aos militares que tenham servido em situação de campanha. Este foi um momento particularmente sentido por todos os presentes, pois foi o colocar ao peito de combatentes as medalhas que lhes pertenciam por direito próprio e já deveriam ter sido entregues hà quarenta anos.

A cerimónia terminou com um belo momento musical a cargo da Escola Profissional de Arte de Mirandela e de um desfile da força militar do Regimento de Infantaria 19 e de uma força de combatentes dos núcleos transmontanos que muito dignamente esteve presente, pela primeira vez em Trás-os-Montes numa cerimónia pública. As cerimónias continuaram no Centro Juvenil Salesiano onde esteve, em exibição, uma exposição fotográfica dos Núcleos Transmontanos da Liga dos Combatentes e decorreu um animado convívio entre os cerca de 250 associados e amigos presentes. Foi efetuada a entrega de dois prémios ao núcleo de Mirandela em virtude de em 2012 o núcleo ter sido o que promoveu maior número de atividades e ser também o que maior número de novos sócios angariou. Estes são dois reconhecimentos de relevo em virtude de terem sido alcançados em todo o universo da Liga da Combatentes, o que significa um universo de mais de cem núcleos.

A elevada participação registada em todas as atividades organizadas pelo Núcleo é uma clara demonstração que os valores da Liga dos Combatentes estão bem vivos no seio da população e que esta Instituição de grande passado, com dinamismo, imaginação e força de vontade, tem a “passagem de testemunho” assegurada e um futuro muito promissor garantido.