Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Inauguração de novas instalações na Casa do Combatente


03.10.2013 - No passado dia 3 de Outubro do ano em curso teve lugar no Funchal a inauguração das novas instalações do Núcleo da Liga dos Combatentes que contou com a presença de diversos convidados militares, civis e o vigário-geral da Diocese, além do presidente da Direção Central da LC, tenente-general Chito Rodrigues e do comendador Rui Nabeiro que se deslocaram propositadamente à Madeira para assistirem a este evento.

O presidente do Núcleo do Funchal da LC, Tenente-coronel Bernardino Laureano, depois de saudar os presentes falou sobre todo o percurso do Núcleo, desde a sua fundação a 8 de Março de 1935, pelo capitão de Artilharia Acácio Vidigal das Neves e Castro, suportando-se de “slides” que testemunhavam as antigas sedes, até ao momento atual nas instalações do antigo paiol do Funchal, cedidas pela Defesa Nacional para a Liga dos Combatentes.

Agora, com a inauguração do Bloco 1, o Núcleo passou a dispor de Bar, Biblioteca e Gabinete Médico para apoio ao stress pós-traumático de Guerra. Num futuro prevê-se a construção de outro bloco com cozinha e restaurante. Para a execução destas obras, relevou-se a ajuda da Câmara Municipal do Funchal, do comendador Rui Nabeiro, e do comando da Zona Militar da Madeira. Seguiu-se a intervenção do Dr. Carlos Mendonça, psicólogo e chefe do novo gabinete médico que fez a sua apresentação e dissertou sobre os combatentes e a sua luta contra o stress pós-traumático, desde o séc. XIX, enfatizando as diversas fases de comportamento decorrentes deste fenómeno enquanto eram projetados dispositivos que melhor explicavam as alterações comportamentais e os fatores que contribuem para o seu desenvolvimento, afetando famílias numa problemática complexa.

O Tenente-coronel João Botelho, diretor do Museu Militar da Madeira, tomou de seguida a palavra para, numa interessante palestra, falar sobre as fortificações compostas por fortes, baterias, baluartes e redutos que formavam a cortina defensiva da cidade do Funchal fazendo face aos corsários entre os séc. XVII e XIX, também suportando pela exibição de “slides”. O tenente-general Chito Rodrigues, mui ilustre presidente da Direção Central da LC dirigindo algumas palavras aos presentes, salientou desde logo que este ato estava inserido nas comemorações do 90.º aniversário da Liga dos Combatentes que se assinala este mês para, de seguida, enaltecer o apoio do comendador Rui Nabeiro não só a este núcleo mas a vários núcleos do País, pelo que, em reunião recente da Direção Central, esta decidiu torná-lo sócio benemérito da Liga. Relevou também o empenho e dedicação da Direção do Núcleo do Funchal para que esta sede esteja como está hoje, não deixando de enaltecer a ereção dos monumentos aos combatentes do Ultramar, em São Vicente e em Machico, assim como a melhoria do Talhão dos Combatentes no Cemitério de São Martinho numa clara evidência de que a Liga não esquece, nunca esquecerá, os seus combatentes.

Salientou ainda a importância do gabinete de apoio médico, psicológico e social agora criado no Funchal, a par de outros já existentes no País, polo que garante a perenidade desta instituição entre as gerações passadas, as que hoje já são combatentes em diversas frentes e as vindouras. Por fim, perante uma imagem de S. Nuno de Santa Maria, oferecida pelo sócio combatente n.º 156.632, Rogério Dias de Abreu, o tenente-general Chito Rodrigues não deixou de manifestar o seu espanto perante a coincidência de, em reunião da DC, a 19 de Setembro de 2013, considerar este santo como padroeiro da LC, lendo para o efeito, em primeira mão, a deliberação aprovada pela Direção Central. A cerimónia terminou com a inauguração das novas instalações, sendo servido aos presentes um Madeira de Honra e, pelas 21 horas, um jantar-convívio entre a Direção, alguns sócios e seus familiares.