Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Dia da Liga dos Combatentes


16.10.2013 - A Liga dos Combatentes comemorou, no passado dia 16, o Nonagésimo Aniversário da sua fundação, no Forte do Bom Sucesso, com a presença da Direção Central, Conselho Supremo, Funcionários e destacadas personalidades da nossa vida pública, social e cultural. A efeméride pautou-se pela realização de duas cerimónias de grande significado: uma de cariz religioso e outra de natureza cívica e cultural.


A cerimónia religiosa iniciou-se pelas11 horas, com a celebração da eucaristia, ao ar livre, presidida pelo padre Leone Orlando, Scalabitano, acolitado pelo padre Miguel Lencastre, da Schoenstat, e ainda pelos membros da Ordem dos Carmelitas, Frei Rogério, Frei Agostinho e Frei Silvério. De referir, também, a participação dos representantes dos irmãos da Ordem do Carmo que quiseram, com a sua presença, associar-se ao evento.

Antes da celebração eucarística, o Presidente da Liga dos Combatentes, General Chito Rodrigues, proferiu uma breve alocução para destacar e homenagear o nome daqueles que, há noventa anos, movendo obstáculos de toda a ordem, souberam reunir vontades e congregar apoios para criar e institucionalizar a Liga dos Combatentes, com propósitos altruístas e humanitários. Anunciou, também, que no decorrer daquela cerimónia se iria proceder à entronização de São Nuno de Santa Maria como Padroeiro da Liga dos Combatentes, na sequência de uma deliberação aprovada em reunião, de 19 de Setembro último, da Direcção Central da Liga dos Combatentes. Enaltecendo a figura do Santo Condestável, cujas qualidades de Combatente, e de despojamento total dos bens materiais, em proveito dos seus companheiros antigos combatentes, o tornavam digno daquele acto de entronização, sendo uma honra para a LC tê-lo como Padroeiro.

Depois de um almoço volante, servido nas instalações do Bar do FBS, confeccionado com a prata da casa, seguiu-se uma sessão evocativa, na sala Aljubarrota, com a presença da Sr.ª Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, Dr.ª Berta Cabral. O Presidente da LC usou, mais uma vez, da palavra para agradecer a presença de tão ilustre convidada, aproveitando para fazer uma resenha histórica da origem da Liga e dos seus objectivos estatutários. Por sua vez, aquele membro do Governo demonstrou durante a sua intervenção um profundo conhecimento da actividade da Liga, elogiando o seu desempenho no apoio aos Combatentes mais carenciados e suas famílias, considerando a Instituição Liga dos Combatentes um caso exemplar na concretização desse apoio e auxílio mútuo, para dignificação dos Combatentes. Os membros da Direcção Central da Liga dos Combatentes, responsáveis pelos Programas Estruturantes, fizeram uma apresentação sucinta de cada um deles, posto que se seguiu a assinatura de um protocolo, de âmbito social, entre Secretaria de Estado da Defesa e a LC, tendo sido feito a entrega a Sua Excelência do cartão de associada nº. 171147 da nossa Instituição e contemplada com a oferta da medalha comemorativa dos 90 anos, do livro intitulado "Pensar o Combatente por Portugal - Século XXI", dado à estampa nesta data, e de um Postal dos CTT, especificamente, editado para assinalar o acto festivo.

Aproveitou-se também, esta ocasião, para distribuir os prémios do concurso de fotografia, subordinado ao tema Olhares sobre o Forte do Bom Sucesso, aos primeiros classificados, concurso esse, que se encontrava a decorrer desde o princípio do ano. Foram também distribuídos diplomas de apreço a todos os artistas plásticos, cujas obras tinham já sido expostas no FBS.

Houve, seguidamente, um pequeno interlúdio musical com fados de Coimbra, brilhantemente interpretados pelo Grupo Porta Féria, que mereceu o aplauso de todos os presentes.

Finalmente a Dr.ª Berta Cabral, o General Chito Rodrigues e demais convidados procederam à inauguração de duas exposições integradas no dia de aniversário, uma sobre Armaria e outra, patrocinada pelos Serviços Sociais da CGD, intitulada Fragmentos de Realidade.

E assim se assinalou a data comemorativa dos noventa anos da Instituição Liga dos Combatentes.



Com S. Nuno Padroeiro,
a Liga se rejubila,
e juntou num dia inteiro
quem a ela se dedica.

Sacrifício e trabalho,
Entre estas altas muralhas,
E na Liga, viga mestra,
Decidem-se grandes batalhas.

Não são só em chão agreste,
As batalhas do dia a dia,
Mas as que a vida reveste
Em tanto campo hoje em dia.

São os idosos, crianças,
A política inclemente,
Mas se constroem esperanças
Na vida de toda a gente.

E o seu grito de combate
Mais uma vez divulgado,
Nos seus valores permanentes
Fica no coração gravado.

Assim em 90 anos,
E com fiéis dirigentes,
Cresceu e continuará
A Liga em todas as frentes