Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

85º Aniversário do Núcleo de Oliveira de Azeméis


23.02.2014 - Decorreu a 23 de Fevereiro a comemoração do 85º Aniversário do Núcleo de Oliveira de Azeméis. As cerimónias decorreram junto ao Monumento dos Combatentes do Ultramar e na Biblioteca Municipal. Uma força militar de um Pelotão do Regimento de Engenharia de Espinho prestou as honras militares devidas durante a cerimónia.


Para além da Direcção do Núcleo e do seu Presidente Joaquim Cabete estiveram presentes o Presidente da Liga dos Combatentes General  Chito Rodrigues, o Vice-Presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, o Presidente da União das Juntas de Freguesia e os Presidentes dos Núcleos de Aveiro, Espinho e Oliveira do Bairro e o 2º Comandante do Regimento de Espinho.

Após a força prestar continência ao General Chito Rodrigues, foi colocada uma coroa de flores junto ao Monumento em honra dos militares falecidos. 
O clarim tocou então o toque de silêncio, a que se seguiu um minuto de silêncio e o toque de Alvorada.
Retirada a força militar, os convidados dirigiram-se à Biblioteca Municipal onde, após ouvir-se o Hino da Liga, foram distribuídas Medalhas das Campanhas de África a diversos Combatentes o que marcou um momento alto da cerimónia.

Usaram da palavra o Presidente do Núcleo, o Vice-Presidente da Câmara e o Presidente da Liga dos Combatentes. Terminadas as cerimónias e após ouvido o Hino Nacional, todos os convidados se reuniram num almoço convívio num restaurante da cidade.


Palavras do Presidente da Liga dos Combatentes
no 85º Aniversário do Núcleo de Oliveira de Azeméis

Após dirigir-se às entidades presentes, aos Combatentes e convidados, referiu que usava da palavra para sublinhar três ideias força: Uma de Agradecimento; Uma de Reconhecimento e Uma de Incitamento.

Agradecimento aos que decidiram estar presentes, à Direcção do Núcleo pelo seu trabalho e à Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis pelo apoio dado ao Núcleo de Oliveira de Azeméis. Uma palavra de reconhecimento aos condecorados. Aos que há 40 e 50 anos aguardavam que lhes fosse imposto publicamente o reconhecimento pelos serviços prestados e pelos sacrifícios passados.

Finalmente uma palavra de incitamento a todos os presentes para que com a sua ajuda se torne mais fácil a passagem do testemunho que a Liga dos Combatentes recebeu dos Combatentes d I GG aos Combatentes que hoje participam nos Conflitos de Apoio à Paz em diversas partes do Mundo. No Núcleo de Oliveira de Azeméis a juventude de hoje dirige já os destinos locais da Liga dos Combatentes, Instituição do Passado, do Presente e do Futuro.