Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Homenagem ao Capitão Homem Ribeiro - Evocação do Centenário da Grande Guerra


30.03.2014 - Decorreu em Vale de Madeiros, Canas de Senhorim, Concelho de Nelas e Distrito de Viseu, a cerimónia de homenagem ao Capitão de Infantaria Artur Homem Ribeiro, falecido em combate contra tropas alemãs em Naulila, no dia 18 de dezembro de 1914. As cerimónias tiveram início pelas 10h00 da manhã junto à casa do Capitão Homem Ribeiro no lugar de Vale de Madeiros, com a receção das entidades convidadas e arruada pela Sociedade Filarmónica 2 de Fevereiro de Santar, prosseguindo com uma receção nas instalações do Clube Desportivo de Vale de Madeiros onde usou da palavra o Presidente da Câmara Municipal de Nelas - Dr. José Borges da Silva e o Vice-Presidente da Liga dos Combatentes, MGen Fernando Aguda, seguindo-se o descerramento de uma placa alusiva no exterior da casa do homenageado.


A cerimónia prosseguiu com uma romagem ao monumento dos Combatentes do Ultramar em Canas de Senhorim, local onde foi evocado o esforço dos Combatentes naquele conflito ultramarino. Estiveram presentes muitos Combatentes e seus familiares nesta cerimónia onde as honras militares estiveram a cargo de uma força do Regimento de Infantaria 14 - Viseu.

Seguiu-se um almoço de confraternização num restaurante de canas de Senhorim que proporcionou a confraternização dos presentes, reunindo cerca de 150 convidados.

A cerimónia prosseguiu no Edifício Multiusos de Nelas (PMN) onde pelas 14h30 foi inaugurada a exposição "O Capitão Homem Ribeiro: a sua terra natal e a 1.ª Grande Guerra". Pelas 15h00 decorreu no auditório do PMN uma palestra moderada pela Drª.Isabel Pestana Marques e tendo como palestrantes o Tenente Coronel Marquês de Sousa, elaborando sobre o tema: "Portugal na Grande Guerra - O Corpo Expedicionário em França e o Coronel Pedro Esgalhado, elaborando sobre o tema "Os massacrados de Naulila - Heróis ou Vítimas?". Na abertura deste acontecimento usou da palavra o Presidente da Câmara Municipal de Nelas e encerrou a sessão o Vice-Presidente da LC.

Toda a cerimónia de homenagem ao Capitão Homem Ribeiro foi acompanhada pelos familiares, sobrinhos e sobrinhos netos do homenageado; pelo Presidente, Vice-Presidente e Presidente da Assembleia Municipal de Nelas; pelo Vice-Presidente da LC; pelo Presidente do Núcleo de Viseu da LC - Tenente Coronel Tomás e pelo Presidente da Assembleia Geral do Núcleo - Tenente Coronel Marques da Silva. O Tenente Coronel Cerdeira representou o Comandante do RI 14, tendo-se ainda associado à cerimónia o Comandante do Destacamento da GNR de Nelas.

As cerimónias foram muito participadas e vividas com notada afetividade à família do homenageado, constituindo a cerimónia que decorreu no "Multiusos de Nelas" um momento salutar de evocação da história da participação de Portugal na GG e em particular do momento que decorreu em Naulila - Angola, onde faleceu o Oficial homenageado.