Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

96.º Aniversário da Evocação da Batalha de La Lys, em Richebourg e La Couture (França)


12.04.2014 - Com a presença da Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, Dra. Berta Cabral e do Presidente da Liga dos Combatentes, General Chito Rodrigues tiveram lugar, no dia 12 de abril de 2014, em Richebourg e La Couture, as cerimónias evocativas do 96.º Aniversário da Batalha de La Lys, onde em 09 de abril de 1918 as forças do Corpo Expedicionário Português (CEP), integrado no XI Corpo do Exército Inglês se bateu com dignidade e contribuiu com o seu sacrifício para a decisão final da guerra, favorável às Forças Aliadas.


Em Richebourg, com as presenças do Prefeito de Calais, presidentes das Câmaras de Richebourg e La Couture, bem como um pelotão das Forças Armadas Francesas, que prestou Honras militares, o Cônsul de Portugal em Paris, em representação do Embaixador de Portugal em França, o General Cordeiro, representante militar em Bruxelas e representando o Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas Portuguesas, igualmente muitas Associações de Combatentes de França e de portugueses em França, bem como uma significativa representação militar de Bruxelas.

A cerimónia iniciou-se com uma evocação religiosa a que se seguiu a deposição de coroas de flores junto ao Monumento pelas entidades e Associações presentes, logo seguido do “Toque aos Mortos” e um minuto de silêncio.

Usou da palavra o Maire de Richebourg, que recordando a história da Grande Guerra enalteceu o contributo das Forças do CEP para a vitória final da guerra. Seguidamente o General Cordeiro, MILREP, usou a palavra recordando a história do Sec. XX e os ventos da insegurança que continuam a pairar na Europa.

A cerimónia terminou com a assinatura do Livro de Ouro pelas entidades presentes. Todos seguiram depois para La Couture, último posto onde a 10 de abril ainda se batiam as Forças Portuguesas. Perante um monumento oferecido à cidade pela Liga dos Combatentes, com um significado e força extraordinários perfilaram-se igualmente as forças militares francesas, entidades oficiais e muito público, em especial a comunidade portuguesa.

Após a colocação de coroas de flores junto ao monumento e ouvido o Hino Nacional Português e Francês, tal como em Richebourg, foi a vez de usarem da palavra o Maire de La Couture, a Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, que evocou o 96.º Aniversário e o Centenário da Grande Guerra, bem como o Perfeito de Calais.

Após o cumprimento aos Porta-guiões as entidades presentes e acompanhantes dirigiram-se para o Centro Cultural de Richebourg onde teve lugar a cerimónia de condecoração de Felícia d’Assunção Pailleux, Porta-guião da Liga dos Combatentes durante décadas e promotora da imagem do soldado português em França durante a Grande Guerra. Filha de Combatente do CEP e que ao perfazer 88 anos de idade se mantém Porta-guião da LC em Lillers.

A Liga dos Combatentes através do seu Presidente teve igualmente oportunidade de homenagear as cidades de Arras e Lille, pelo apoio dado aos Combatentes portugueses durante a Grande Guerra que conduziu à atribuição da Torre e Espada, Valor, Lealdade e Mérito àquelas cidades. Por isso foi distribuído aos representantes daqueles municípios franceses o Diploma de Sócios Honorários da Liga dos Combatentes, na linha de decisão tomada anteriormente em Assembleia-geral da Liga. Já em La Couture novamente foi servido um almoço a todos os participantes onde não faltou o Fado de Coimbra e um Rancho Folclórico. O almoço organizado pelo Maire de La Couture teve igualmente o apoio do Sr. Marques, Presidente do Núcleo de Richebourg e da Associação Franco-portuguesa, bem como da sua família.