Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Inauguração de Monumento aos Combatentes do Ultramar, 5º Aniversário do Núcleo de Matosinhos e 40º Aniversário do 25 de Abril


25.04.2014 - No dia 25 de Abril e integrado nas evocações do 40º Aniversário do 25 de Abril levadas a efeito pela Câmara Municipal de Matosinhos, o Núcleo da Liga dos Combatentes de Matosinhos comemorou o seu 5º Aniversário. Das cerimónias fez parte a inauguração de um Monumento aos Combatentes do Ultramar. Com a presença do Presidente da Câmara de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, do Presidente da Liga dos Combatentes, General Chito Rodrigues e muitos combatentes e famílias e com a presença de uma força militar de Transmissões do Porto, com fanfarra, procedeu-se à bênção do Monumento pelo pároco de Leça após as honras miliares.


Seguiu-se a colocação de coroas de flores por familiares dos 70 Combatentes do Concelho mortos no ultramar e o toque aos mortos, um minuto de silêncio e toque da Alvorada. As entidades e público presentes, orientadas pelo Presidente do Núcleo e respectiva Direcção, dirigiram-se depois para a Câmara Municipal de Matosinhos, a convite do Senhor Presidente da Câmara, onde decorreu a restante parte da cerimónia. O Grande Salão da Câmara Municipal de Matosinhos encheu. A cerimónia iniciou-se com o Hino da Liga cantado pelo Coro do Núcleo composto por oito combatentes e sete senhoras bem dirigidos pelo tesoureiro do Núcleo, profundo conhecedor de música. Foram depois chamados pelo nome e lugar da sua morte os setenta militares mortos em campanha em Angola, Moçambique e Guiné. A cada referência do nome foi respondido “Presente”.

Seguidamente 20 membros da Liga foram agraciados com a Medalha das Campanhas do Ultramar, tendo o General Chito Rodrigues e os militares presentes aposto as medalhas no peito dos agraciados. O Presidente do Núcleo de Matosinhos Tenente-coronel Armando Costa proferiu então algumas palavras alusivas ao Aniversário do Núcleo e ao monumento que acabava de ser inaugurado. Seguiram-se intervenções do Presidente da Liga dos Combatentes que estabeleceu uma relação entre as efemérides que se evocam no corrente ano, nomeadamente o 40º aniversário do 25 de Abril, os 53 anos do início da Guerra do Ultramar e o Centenário do início da Grande Guerra, destacando o valor e o mérito do cidadão fardado no cumprimento do dever na defesa dos interesses vitais do seu país.

Encerrou os discursos o Senhor Presidente da Câmara de Matosinhos que fez uma apresentação histórica do fenómeno da Guerra e concluiu pela admiração que tem por aqueles a quem o país determinou que fizessem a guerra em determinada altura das vidas e sentir o fizeram com supremo sacrifício da mesma. Terminada a sessão na Câmara, os convidados dirigiram-se para a Sede do Núcleo, onde foi inaugurada uma exposição de Pintura, Retratos e Paisagens do Major Simões Duarte e uma outra “As Capelas de Leça da Palmeira” de Mestre Zé Cartaxo, ambos membros da Liga dos Combatentes e apresentaram trabalhos do mais elevado nível artístico.

Inauguradas as exposições, foram seguidamente distribuídos diplomas aos sócios com mais de 40 anos de sócios da Liga e a um com mais de 50 anos de sócio. As comemorações terminaram com um convívio na sede do Núcleo, tendo encerrado com os parabéns cantados pelo coro do Núcleo e o corte do bolo de anos.

Um dia de elevado significado e que demonstrou uma estreita ligação entre o Núcleo e a Câmara Municipal de Matosinhos, um ambiente de camaradagem excelente e belo trabalho da Direcção do Núcleo que muito dignifica a Liga dos Combatentes.