Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Homenagem da cidade de Chaves ao Marechal Costa Gomes, no dia do centenário do seu nascimento


30.06.2014 - Na cidade de Chaves a Câmara Municipal através do seu presidente, Arqt.º António Cândido Monteiro Cabeleira, levou a efeito uma homenagem ao Marechal Francisco da Costa Gomes, por ocasião da passagem do centenário do seu nascimento. Presentes o CEMGFA, General Pina Monteiro, o CEME, General Carlos Jerónimo, deputados à Assembleia da República, Secretário-geral da Presidência da República, Diretor da Presidência do Museu da República e o Presidente da LC, General Chito Rodrigues..


Presente muito público, na Praça Camões, em frente ao edifício da Câmara, prestou honras militares um Batalhão a duas Companhias, Fanfarra e Estandarte Nacional. Usaram da palavra o CEMGFA, o Presidente da Assembleia Municipal e o orador convidado, General Chito Rodrigues que na sua alocução expôs a sua vivência e história do homenageado. Finalizou as intervenções o Presidente da Câmara de Chaves.

No final foi cantado o Hino Nacional e de seguida as forças desfilaram em continência ao CEMGFA. Seguiu-se a inauguração da exposição relativa ao Marechal Costa Gomes sob a responsabilidade do Museu da Presidência da República, sobre a qual foi publicado um interessante catálogo.

A homenagem prestada ao Marechal Costa Gomes, em termos locais, se bem que ao mais alto nível militar, deveria ter tomado um cariz nacional e uma cobertura mais significativa por parte da comunicação social.