Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Homenagem do Primeiro-ministro Dr. Passos Coelho aos Combatentes da IGG no Cemitério de Richebourg 


26.06.2014 - O Primeiro-ministro Dr. Passos Coelho numa evocação do 100º Aniversário do início da IGG decidiu homenagear os Combatentes caídos naquela Guerra e visitou o Cemitério de Richbourg onde se encontram sepultados 1831 Combatentes. Presentes o Embaixador de Portugal em Paris, o Tenente-general Representante Militar do General CEMGFA em Bruxelas, o representante do Prefeito de Pas de Calais, os Presidentes das Câmaras de Richbourg e La Couture e algumas Associações Locais.


Da Liga dos Combatentes, entidade responsável pela dignidade dos Cemitérios em França, esteve presente o Presidente da Liga Tenente-general Chito Rodrigues e os Presidentes dos Núcleos da Liga em França, Neuilly Sur Seine e Richbourg, bem como a porta-guião Senhora Felícia d’Assunção Pailleux.

As cerimónias iniciaram-se com a colocação de uma coroa de flores pelo Senhor Primeiro-ministro e entidades francesas, tendo sido ouvidos os hinos dos dois países, seguido das honras militares por um pelotão das FA francesas com os toques de Silêncio, Honra aos Mortos e Alvorada.

Seguiram-se os discursos do Maire de Richbourg e do Senhor Primeiro-ministro, após o que foi descerrada uma placa assinalando a visita do Primeiro-ministro, Dr. Passos Coelho ao local. Este assinou em seguida o livro de honra, após o que visitou o cemitério, tendo sido conduzido pelo Presidente da Liga dos Combatentes junto da campa do Soldado João Augusto Almeida, único militar português fuzilado durante a GG e de quem a Liga dos Combatentes propôs a reabilitação da sua memória.

As comitivas dirigiram-se depois a La Couture, onde junto ao Monumento se procedeu a cerimónia idêntica com colocação de uma coroa de flores e discursos do Maire de La Couture, Senhor Primeiro-ministro de Portugal e representante do Prefeito de Calais. Foram igualmente ouvidos os hinos de Portugal e da França.