Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Sezures Inaugura Monumento aos Combatentes do Ultramar


13.07.2014 - Em Sezures, com o apoio do Núcleo de Viseu da Liga dos Combatentes, da população local representada pelo seu Presidente de Junta e do Sezurense Major-general Manuel Almeida foi prestada homenagem aos mortos da freguesia caídos na Guerra do Ultramar. As cerimónias começaram com uma evocação religiosa com a presença do Vice-presidente da Câmara de Penalva do Castelo, o Presidente da Assembleia Municipal, do Presidente da Liga dos Combatentes General Chito Rodrigues, muita população e Combatentes do Ultramar. Finda a missa todos os participantes se deslocaram em procissão até ao cemitério local, onde ia decorrer a cerimónia de inauguração do Monumento.


Ali começou por usar da palavra o Senhor Pároco que, após o descerramento do Monumento pelos senhores Vice-presidente da Câmara, Presidente da Liga dos Combatentes e Presidente da Junta de Freguesia, fez a bênção do mesmo. A Guarda de Honra foi prestada por uma força do RI 14.

Usaram da palavra os senhores Presidente da Junta de Freguesia, Presidente da Liga dos Combatentes e Vice-presidente da Câmara de Penalva do Castelo. Foi posteriormente colocada uma Coroa de flores e prestado um minuto de silêncio. As famílias dos dois militares mortos depuseram depois a Coroa de flores nas respectivas campas após o que o General Chito Rodrigues sublinhou a dignidade das mesmas, lado a lado, e o esforço da Liga na dignificação em todo o mundo dos lugares onde se encontram inumados combatentes por Portugal.

Seguiu-se um almoço com todas as entidades e muita população que assim aderiu em força à homenagem levada a efeito. O Major-general Manuel Almeida usou da palavra bem como o Vice-presidente da Junta e o Presidente da Assembleia Municipal. Foram depois avocadas algumas lembranças de agradecimento mútuo por mais esta significativa cerimónia no Portugal profundo.