Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

FMAC - Federação Mundial de Antigos Combatentes e Vítimas de Guerra. 23.ª Reunião da Comissão Permanente dos Assuntos Europeus no Montenegro


16.06.2014 - A Liga dos Combatentes e a ADFA constituíram a Delegação portuguesa que esteve presente na 23.ª Reunião da Comissão Permanente dos Assuntos Europeus (CPAE) que ocorreu entre 16 e 20 de junho de 2014 em Cetinje, no Montenegro. Na sessão especial dedicada ao tema “Apoio aos Antigos Combatentes”, o moderador desta sessão Jos Weerts, da Holanda, pediu que fosse dada uma perspetiva à conferência sobre o programa da Liga dos Combatentes “Cuidados de Saúde”, com a criação de oito Centros de Apoio Médico, Psicológico e Social (CAMPS) que tem alcançado muito êxito no acompanhamento de problemas de saúde e apoio social aos combatentes e suas famílias.


O Presidente da Liga dos Combatentes, General Chito Rodrigues apresentou o programa aos delegados e deu alguns elementos estatísticos sobre o número de técnicos que prestam serviços nos Centros de Apoio espalhados pelo país e pelos quantitativos de consultas anuais que são dadas, nomeadamente cerca de cinco mil consultas em 2013 e um total de trinta mil ao longo dos últimos cinco anos. Foram ainda apresentadas três recomendações, uma da Bulgária “70 Aniversário da Vitória na Segunda Guerra Mundial” e duas por Portugal, em que a ADFA apresentou a “Magna Carta dos Direitos dos Deficientes Militares e Vítimas de Guerra” e a Liga dos Combatentes apresentou “Proteger os Direitos adquiridos pelos Antigos Combatentes apesar da crise económica”.

Os projetos de resolução apresentados por Portugal sofreram ligeiras alterações, de molde a facilitar a sua aprovação pelo conjunto dos países. Ambas as recomendações foram aprovadas. Foi aprovada a inclusão no relatório final da reunião de uma proposta apresentada pela Liga dos Combatentes assinalando o Centenário do início da Primeira Guerra Mundial.