Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

IX Convívio dos Combatentes de Marco de Canaveses


27.07.2014 - O Núcleo da LC de Marco de Canaveses comemorou com o IX Convívio dos Combatentes do Concelho de Marco de Canaveses, a data da inauguração do monumento aos Combatentes da Guerra do Ultramar, prestando homenagem aos Combatentes vivos e aos 48 Tombados em Combate. A cerimónia iniciou-se pelas dez horas com o hastear da Bandeira Nacional, prosseguindo com a execução das Honras Militares, alocuções pelo Presidente do Núcleo da LC, Vice-presidente da LC e Presidente da Câmara Municipal e deposição de coroas de flores.


Finda a cerimónia de homenagem em que participaram cerca de 100 Combatentes e alguns familiares, teve lugar a Missa na Igreja de Santa Maria – Fornos, a que se seguiu um almoço convívio num restaurante da Cidade.

Na cerimónia junto do Monumento compareceram várias Entidades civis e militares, Núcleos da LC e Associações de Combatentes. Destaca-se a presença nesta cerimónia do Presidente da Câmara, de vários Presidentes de Juntas de Freguesia do Concelho “Marcoense”, do Vice-Presidente da LC, de Presidentes de Núcleos da LC e de Associações de Combatentes, bem como do representante do General Chefe do Estado-Maior da Força Aérea.

A cerimónia contou com a presença de uma Força Militar e Terno de Clarins do Regimento de Artilharia da Serra do Pilar que executou as honras militares devidas. Viveu-se neste “IX CONVÌVIO” um momento pleno de recordação das memórias e de evocação dos Combatentes “Marcoenses” – Vivos e Tombados, marcando um momento singular da vida do Núcleo, reafirmado nas alocuções que foram proferidas e testemunhado, não só pela elevação e simplicidade da cerimónia no seu todo, mas também pela camaradagem, bom convívio e solidariedade que uniu os que nela participaram.