Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Inauguração da Sede do Núcleo da Liga dos Combatentes em Abiúl-Pombal


09.08.2014 - Na vila de Abiúl aconteceu história da Liga dos Combatentes. Com dois anos de existência, o Núcleo de Abiúl-Pombal da Liga dos Combatentes inaugurou a sua nova sede, reabilitada e adaptada pela CM de Pombal, a escola local foi cedida ao Núcleo da LC. A cerimónia iniciou-se com a concentração de Combatentes, famílias e entidades presentes, junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar inaugurado há dois anos. Usou da palavra o Coronel Comando Ferreira da Silva, impulsionador da Comissão que lhe deu origem.


Estiveram presentes nesta cerimónia, o presidente da Assembleia Municipal, a vereadora da Cultura em representação do presidente da Câmara Municpal de Pombal, a presidente da Junta de Freguesia de Abiúl, o presidente do Núcleo de Leiria, também ele impulsionador da criação do Núcleo, a Direção do Núcleo e o presidente da Liga dos Combatentes, General Chito Rodrigues. Seguiu-se uma missa de homenagem aos caídos na Guerra do Ultramar.

No anfiteatro cedido pela Câmara Municipal o presidente do Núcleo de Abiúl-Pombal, Alípio Mendes deu as boas vindas dando início a diversas intervenções. Usou da palavra o Tenente-coronel Ley Garcia, presidente do Núcleo de Leiria, que aconselhou o novo Núcleo a prosseguir os objetivos da Liga dos Combatentes. Seguiram-se as intervenções do Presidente da Assembleia Municipal, da vereadora da autarquia local e da presidente da Junta de Freguesia. Finalmente o presidente da Liga dos Combatentes, General Chito Rodrigues terminou com um importante discurso, muito aplaudido pela assistência.

Procedeu-se à inauguração das novas instalações da sede do Núcleo com audição do Hino da Liga dos Combatentes e Hino Nacional, após o que foram descerradas duas placas, uma referindo o apoio da Câmara Municipal e outra marcando o ato inaugural da sede. O pároco da freguesia benzeu as instalações. No interior da sede foi inaugurada também uma exposição sobre a IGG com fotografias e documentos de real valor, organizada e coordenada pelo Presidente do Núcleo de Abiúl, Alípio Mendes, família e outros membros da Direção do Núcleo.

Sublinha-se todo o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Abiúl, que ainda muito recentemente apoiou os peregrinos, que da sua área se dirigiram a Fátima, bem como o extraordinário aproveitamento de uma escola desativada e que agora voltou a ganhar vida pela mão de uma instituição de solidariedade e apoio mútuo, como é a Liga dos Combatentes.

A cerimónia terminou num restaurante local com um extraordinário convívio e onde o presidente da Liga dos Combatentes entregou um medalhão à presidente da Junta de Freguesia de Abiúl, bem como dois livros: Livro dos “Monumentos Aos Combatentes da Grande Guerra e do Ultramar” e “Pensar o Combatente por Portugal – séc. XXI” ao presidente do Núcleo de Abiul.