Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

90º Aniversário do Núcleo de Lamego


05.09.2014 - O Núcleo de Lamego da Liga dos Combatentes comemorou o seu 90º Aniversário. As cerimónias, após concentração dos convidados na sede do Núcleo onde foi inaugurada uma imagem do Padroeiro da Liga, S. Nuno de Santa Maria, decorreram junto ao Monumento da Grande Guerra, no centro da cidade, localmente conhecido pelo Monumento ao Soldado Desconhecido. Presente muito público e combatentes e famílias.


Igualmente uma força de um pelotão do CTOE de Lamego que prestou continência ao general Chito Rodrigues, Presidente da Liga dos Combatentes, na presença do Senhor Coronel Comandante do CTOE.

Compareceram o Senhor Presidente da Câmara de Lamego, a Senhora Vereadora da Cultura e a representante do Presidente da Assembleia Municipal. Presentes também através dos seus presidentes e guiões, o Núcleo de Penafiel, Lixa, Vila Meã, Guarda e naturalmente Lamego. A cerimónia começou com o descerramento da placa com os nomes dos militares do Concelho de Lamego mortos no Ultramar na base do Monumento aos Combatentes da Grande Guerra. Seguiu-se a cerimónia de homenagem aos mortos em combate com o toque de silêncio seguido do toque da alvorada.

O Presidente do Núcleo, o Presidente da Câmara de Lamego e o Presidente da Liga dos Combatentes proferiram depois os seus discursos alusivos à efeméride e ao significativo acto de homenagem e reconhecimento. A homenagem aos mortos do Concelho teve a presença das suas famílias a quem foi entregue uma Lembrança da Liga dos Combatentes e um Diploma de reconhecimento ao militar caído ao serviço de Portugal e a sua família. Seguiu-se uma missa na Igreja do CTOE e um picnic convívio.

Pelas 17H00 o Senhor Major-general Guerra Pereira, no Museu da Cidade, proferiu uma conferência subordinada ao tema “A Grande Guerra e a Liga dos Combatentes” muito aplaudida por toda a assistência presente.

A finalizar foram entregues diplomas a membros da Liga dos Combatentes com 55, 50, 45, 40, 35 e 25 anos de sócios, todos eles muito aplaudidos por todos os presentes.

A sessão presidida pelo general Chito Rodrigues, foi encerrada com palavras de agradecimento do Presidente do Núcleo Senhor Pombinho e o Hino da Liga dos Combatentes.