Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Inauguração das Novas Instalações do Núcleo de Viseu


20.09.2014 - No dia 20 de Setembro, com a presença do Senhor Presidente da Câmara de Viseu Dr. Almeida Henriques e o Presidente da Liga dos Combatentes General Chito Rodrigues a Direção do Núcleo de Viseu inaugurou a requalificação das suas instalações transformando-as num espaço cultural e de convívio de muita dignidade. Num esforço conjunto com as autoridades locais foi possível em dois anos criar condições de habitabilidade e utilização que dignificam o Núcleo e a Liga dos Combatentes. Após o Sr. Presidente da Câmara e o General Chito Rodrigues descerrarem a bandeira nacional sobre uma placa de inauguração, seguiu-se a bênção das instalações.


Falou então o Presidente do Núcleo que agradeceu os apoios concedidos pela Câmara e pela Direção Central e outras entidades. Tomou seguidamente a palavra o General Chito Rodrigues que enalteceu o trabalho desenvolvido pela atual direção do Núcleo na pessoa do seu Presidente, referiu que a obra se enquadrava perfeitamente nos programas estratégicos e estruturantes da Liga, nomeadamente “Cultura, Cidadania e Defesa”, “Inovação e Modernização” e “Passagem do Testemunho”.

Salientou ainda o facto de nas paredes das instalações, uma das exposições evocar a memória dos Combatentes da Grande Guerra, a assistência ser composta em maioria por Combatentes da Guerra do Ultramar e o Presidente do Núcleo pertencer já aos Combatentes das Operações de Paz, confirmando a perenidade da Liga dos Combatentes e a afirmação de Mouzinho, que Portugal é obra de soldados. Usou da palavra seguidamente o Presidente da Câmara de Viseu que enalteceu o trabalho da Liga dos Combatentes e das excelentes relações existentes entre a Câmara e o Núcleo de Viseu.

Foram seguidamente inauguradas duas exposições, uma referente a “Viseu na Grande Guerra” e outra uma mostra de Pintura sobre o Centro Histórico de Viseu, resultante de Concurso recente. A reunião terminou com um magnífico Dão de Honra.