Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Familiares do Proprietário do Terreno onde se Encontrava o Cristo das Trincheiras durante a Grande Guerra (Neuve Chapelle) visitaram a Sala do Capítulo, na Batalha


22.09.2014 - Em 22 de Setembro de 2014, Gérardine Bouquet, neta de Helene Bouquet e seu irmão, com os respectivos cônjuges, como representantes dos proprietários do terreno onde durante a Batalha de La Lys se encontrava o Cristo, que viria a transformar-se no lendário Cristo das Trincheiras, doado depois pelo governo Francês a Portugal, visitaram a Batalha. Mais uma evocação do Centenário da Grande Guerra. A receber os dois casais, para além de representantes da Direcção do Núcleo da Batalha, estiveram presentes o Dr. Joaquim Ruivo Director do Museu da Batalha e o General Chito Rodrigues, Presidente da Liga dos Combatentes.


Pelas 10H00 iniciou-se a visita ao Cristo das Trincheiras, na Sala do Capítulo a que se seguiu a visita ao Museu das Oferendas e depois ao Mosteiro da Batalha.
Monumentos importantes de parte a parte que permitiram troca de ideias e informações sobre aquele momento histórico.
O encontro terminou com um almoço convívio oferecido pelo Núcleo da Batalha aos visitantes.

Posteriormente, os visitantes enviaram os seus agradecimentos à Liga, que se transcrevem:

Bonsoir

Merci pour votre accueil, du temps que vous nous avez consacré pour la visite du "Capitol", du monastère et des présents offerts ainsi que du repas partagé.
Nous gardons un excellent souvenir de notre visite et nous espérons vous recevoir en Picardie et vous faire découvrir les lieux des combats à Neuve_Chapelle et sa région.
Que l'Europe nous permette de vivre en harmonie pour ne plus connaitre les conflits qu'ont connus nos ancêtres.
 
Gérardine, Bernard, Cécile et Pierre