Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Dia da Liga dos Combatentes


16.10.2014 - Este ano, o dia 16 de Outubro, Dia da Liga dos Combatentes, foi comemorado pela Direcção Central de maneira diferente do habitual. Os 91 anos da fundação da nossa Instituição foram assinalados com uma deslocação às nossas instalações do Lar dos Filhos dos Combatentes, no Porto, não só para dar a conhecer, a todos os que trabalham na Direcção Central, uma realidade que muitos desconhecem mas também, com o objectivo de nos proporcionar um dia diferente da rotina diária, com que estamos habituados a lidar. Esta efemérida será, novamente, assinalada em cerimónia oficial, em conjunto com a celebração do 96º Aniversário do Armistício e o 40º Aniversário do fim da Guerra do Ultramar, em 8 de Novembro próximo.


De facto, tudo decorreu da melhor maneira. Chegados ao local foi feita a recepção pela Direcção do Lar dos Filhos dos Combatentes, seguida de uma pequena sessão de boas-vindas, na qual usou da palavra o Sr. Coronel Barbosa Pinto que, na qualidade de Director daquela casa, se congratulou por receber tão ilustres visitantes, aproveitando a ocasião para fazer uma síntese dos antecedentes e dos trabalhos em curso naquele espaço aprazível e acolhedor, conhecido por Quinta Amarela, com uma área de 11 580m2. Seguidamente o Presidente da Liga dos Combatentes, General Chito Rodrigues, fundamentou aos presentes a razão da nossa presença ali, fazendo ao mesmo tempo uma breve resenha histórica do local e perspectivando o futuro.

Posteriormente, seguiu-se uma visita às instalações, quer da creche, quer do futuro Lar dos Combatentes, após o que teve lugar um almoço de convívio, magnificamente confeccionado, pelas funcionárias do LFC.

No final do almoço, atendendo à presença do Sr. Coronel Glória Belchior, Presidente do Núcleo do Porto, da LC, foi evocada a memória do Eng. Custódio Guimarães – pela funcionária Isabel Martins, sobrinha – neta daquela ilustre figura da cidade invicta – que presidiu aos destinos do Núcleo do Porto durante mais de 39 anos, onde foram referidos alguns pormenores da sua vida e obra em reconhecimento dos quais, o Município Portuense atribuiu o seu nome a uma das artérias da cidade. O Sr. Coronel Belchior aproveitou a oportunidade para informar que está em preparação a organização de um colóquio, para homenagear aquele que foi um dos mais dignos defensores da causa combatente, na cidade invicta, neste período em que se evoca o centenário do inicio da Grande Guerra.

Finalmente, o General Chito Rodrigues, agradeceu à Direcção do LFC, a forma cordial e amistosa como toda a comitiva combatente foi recebida. Houve ainda tempo para visitar as instalações do edifício aonde vai ser implementado o futuro Jardim Infantil, após o que se procedeu à viagem de regresso a Lisboa.

Em conclusão, podemos afirmar que foi uma bela jornada de confraternização, não só por se tratar de uma forma original de assinalar o nosso dia de Aniversário, mas também pela possibilidade que a muitos foi proporcionada de conhecer uma realidade que faz parte do nosso universo e que nem sempre é devidamente valorizada pelos constrangimentos físicos da distância.