Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Cerimónia do 96º Aniv.º da Assinatura do Armistício da Grande Guerra, do 91º Aniv.º da Liga dos Combatentes, do 40º Aniv.º do Fim da Guerra do Ultramar e a Evocação do Centenário da Grande Guerra


08.11.2014 - No dia 8 de Novembro realizou-se junto ao Monumento aos Mortos do Ultramar a cerimónia do 96º aniversário da assinatura do Armistício da Grande Guerra, do 91º aniversário da Liga dos Combatentes, do 40º aniversário do Fim da Guerra do Ultramar e a evocação do centenário da Grande Guerra. Do programa constou a receção aos convidados e as honras militares à alta entidade que presidia à cerimónia, alocuções alusivas ao acto pelo Presidente da Liga dos Combatentes, pela entidade convidada para orador – o Professor Dr. Marcelo Rebelo de Sousa e pela entidade que presidia o General CEMGFA.


Seguiu-se a imposição de condecorações, em que foram galardoados com a Medalha da Defesa Nacional 4 elementos da Liga dos Combatentes (a equipa da conservação das memórias que se tem deslocado à Guiné e a Moçambique para recuperação, identificação e dignificação das sepulturas dos militares portuguese aí localizados) e também ao Arquitecto Varandas da Direcção Central (responsável pelos projectos de vários monumentos aos combatentes que têm sido erigidos por todo o país).

Com a Medalha de Comportamento Exemplar foram galardoados 4 militares do Exército. Com a Medalha de Mérito da Liga dos Combatentes nos graus ouro e prata a 5 elementos que prestam serviço na Liga e a 2 elementos do Regimento de Artilharia de Leiria. Seguiu-se a Homenagem aos Mortos pela Pátria que constou duma evocação religiosa, da deposição de flores junto ao monumento e dos toques alusivos à cerimónia.

Desfilaram depois as Forças em parada dos três ramos das Forças Armadas e a cerimónia terminou com o toque do Hino da Liga dos Combatentes executado pela Banda Sinfónica do Exército. Os convidados foram então efectuar a visita ao Forte do Bom Sucesso e às exposições aí patentes, tendo-se procedido à inauguração da exposição “A Grande Guerra ao Vivo – Evocando a Paz”. Estiveram presentes muitas centenas de combatentes e muito público.