Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Evocação do Dia Internacional da Eliminação da Violência contra as mulheres


25.11.2014 - Em 25 de novembro de 2014, na sede da Liga dos Combatentes, junto ao busto de Ana de Castro Osório foi evocado o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra as Mulheres, dia instituído pela ONU. Iniciativa do Embaixador da República Dominicana em homenagem às irmãs Mirabal, mortas por motivos políticos naquele país, em 1960.


Estiveram presentes nesta homenagem os embaixadores de Cuba, Colômbia, Qatar, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, bem como representantes das embaixadas diplomáticas de África do Sul, Argentina, Bélgica, Espanha e Reino Unido. A Evocação iniciou-se com os hinos de Portugal e República Dominicana, intervenções do Presidente da Liga dos Combatentes, General Chito Rodrigues e do Embaixador da República Dominicana,  D. Jaime Durán Hernando.

Seguiu-se a homenagem junto do Busto de Ana de Castro Osório, feminista portuguesa, defensora dos direitos humanos (1872-1935), com a colocação de uma coroa de flores, um minuto de silêncio e a leitura de um poema cantado "La tierra escrita", da autoria de Aída Cartagena Portalatin, em homenagem às irmãs Mirabal, Patria Mercedes Mirabal, Minerva Argentina Mirabal e Antonia María Teresa Mirabal, mortas por motivos políticos naquele país, em 1960.

A reunião terminou depois com um Porto de Honra evocando a Paz e a Liberdade. Um dia muito significativo para a História recente de Portugal, o 25 de Novembro, também ele evocado no discurso do Presidente da Liga dos Combatentes. O Embaixador salientou nas suas palavras o Movimento 14 de Junho, no qual tomou parte para fomentar a liberdade no seu país.