Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

O Cristo das Trincheiras no Santuário de Fátima na Evocação do Centenário da Grande Guerra


29.11.2014 - Em 29 de novembro de 2014 foi inaugurada no Santuário de Fátima, a Exposição “Neste Mar de Lágrimas”, que evoca as aparições de Fátima em 1917, Ano em que as Forças Armadas portuguesas se batiam em França e em África durante a Grande Guerra. A imagem do Cristo das Trincheiras trazido da área de atuação do Corpo Expedicionário Português (CEP), entre Lacouture e Neuve Chapelle, para Portugal em 1958 identifica-se com o sacrifício dos vivos e a memória dos caídos durante aquela Grande Guerra.


A Liga dos Combatentes e o Santuário de Fátima proporcionam agora aos cidadãos portugueses que se revejam nestes símbolos da cristandade de uma época difícil da História de Portugal e da Europa, a possibilidade de partilharem este momento de cultura, patriotismo e religiosidade.

Com a presença de Sua Exa. Reverendíssima D. António Augusto dos Santos Marto, Bispo de Leiria, do Reitor do Santuário de Fátima, Padre Carlos Manuel Pedrosa Cabecinhas e do Diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, Doutor Marco Daniel Duarte, bem como do Presidente da Liga dos Combatentes, General Chito Rodrigues, Vice-presidente MGen Fernando Aguda e muito público procedeu-se à inauguração de uma extraordinária exposição, que evocando as aparições de Fátima apresenta-se numa significativa retrospetiva da Grande Guerra, onde como é natural, sobressai a imagem testemunha daquela tragédia, o Cristo das Trincheiras.

Depois da abertura pelo Reitor do Santuário fez-se uma visita guiada a toda a exposição, no final da qual o General Chito Rodrigues proferiu um discurso alusivo a este histórico e inolvidável momento para a Liga dos Combatentes e o Santuário de Fátima. A visibilidade dada ao Cristo das Trincheiras, elucida os portugueses de hoje e rejuvenesce a memória dos que caíram por parte dos que hoje, passado um século, promovem a História e os Valores perenes de Portugal.

Discurso do General Chito Rodrigues