Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

10º Aniversário do Monumento aos Combatentes do Ultramar - Moledo - Lourinhã


25.01.2015 - O Núcleo de Torres Vedras/Lourinhã e um grupo de Combatentes de Moledo organizaram uma cerimónia evocativa do 10.º Aniversário da construção do Monumento aos Combatentes do Ultramar. Com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, Eng.º João Duarte Anastácio de Carvalho, do Presidente da Liga dos Combatentes, General Chito Rodrigues, Presidente da Assembleia Municipal, José Manuel Custódio, Presidente da União de Freguesias de São Bartolomeu dos Galegos e Moledo, Dra. Zita Silva, do General Jorge Silvério, do Representante do Comandante da Escola de Armas, Rodrigo Lourenço, representante dos Combatentes de Moledo e um dos organizadores da cerimónia, muitos Combatentes e famílias.


Iniciou-se a comemoração com uma missa na igreja paroquial celebrada pelo padre Quintino. No final da missa uma procissão com os guiões dos Combatentes e um andor do Senhor dos Mártires acompanhados por Combatentes, todos com entidades e público presente dirigiram-se através da vila até ao lugar onde se encontra erigido o Monumento aos Combatentes. Uma Guarda de Honra da Escola das Armas prestou as Honras durante a deposição de uma coroa de flores junto à placa onde estão inscritos os nomes dos caídos durante a guerra. Após o Toque aos Mortos foram lidos e repetidos por todos os presentes os nomes dos militares de Moledo caídos no Ultramar, a que se seguiu o Toque de Alvorada.

Usou da palavra o representante dos Combatentes de Moledo, o General Silvério, a Presidente da União de Freguesias de Bartolomeu e de Moledo. O Presidente da Liga dos Combatentes num sentido improviso enalteceu a cerimónia, o seu sentido patriótico, religioso e de memória. Encerrou as intervenções o Presidente da CM da Lourinhã. O Encontro terminou com um almoço-convívio entre Combatentes, famílias e gente de Moledo, abrilhantado por um grupo musical local.