Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Inauguração das Instalações da Sede do Núcleo de Gouveia


01.02.2015 - Em 1 de Fevereiro der 2015, por ocasião do 27º Aniversário da ascensão de Gouveia a cidade, decorreu no Salão Camarário uma sessão para a assinatura de um protocolo entre a Câmara de Gouveia e o Núcleo da Liga dos Combatentes para cedência de instalações para a Sede do Núcleo. O Salão encontrava-se repleto de antigos Combatentes e famílias. O Senhor Presidente da Câmara de Gouveia usou da palavra para dar relevo ao ato de reconhecimento e satisfação pela criação do Núcleo da Liga dos Combatentes em Gouveia, considerando natural o apoio da edilidade àqueles que serviram o país em situações de conflito.


Presentes também os Núcleos da Beira Alta com os seus guiões nomeadamente, Belmonte, Foz Coa, Manteigas, Sabugal e Viseu.

Usou da palavra seguidamente o Presidente da Liga dos Combatentes General Chito Rodrigues, que após felicitar a câmara e a cidade pelo seu 27º aniversário, sublinhou que à juventude como cidade se contrapunha uma história rica de uma povoação que recebeu foral no reinado de D. Dinis reiterado por D. Manuel I e que sob o ponto de vista militar apoiada a ocidente pelas Terras de Azurara e do lado da serra pelas Terras de Linhares foi uma de sete guardas da defesa do Vale do Mondego apoiada em Trancoso, Celorico e Guarda. Quer na IGG quer na Guerra do Ultramar as suas gentes deram o seu contributo ao país e ali estava o testemunho de uma centena de antigos Combatentes da Guerra do Ultramar.

Agradeceu depois ao Presidente da Câmara, Dr. Tadeu, o apoio concedido à Liga dos Combatentes com a cedência a título gratuito de um espaço para instalação da Sede do Núcleo.

Seguidamente todos se dirigiram ao Monumento aos Combatentes do Ultramar onde foi colocado um ramo de flores e guardado um minuto de silêncio em memória dos militares caídos ao serviço de Portugal.

Todos os participantes na cerimónia se dirigiram às novas instalações do Núcleo.

Presente também o Presidente da Assembleia Municipal de Gouveia e o Presidente da União das Juntas de Freguesia e Tenente-general Amaral. O Presidente da Liga dos Combatentes e o Presidente da Câmara de Gouveia descerraram a placa alusiva à inauguração das instalações e o Presidente do Núcleo de Gouveia e um representante Municipal descerraram a placa evocativa dos fundadores do Núcleo.

Usaram da palavra o Presidente do Núcleo, Coronel Trabulo, o Presidente da Liga dos Combatentes e o Presidente da Câmara de Gouveia.

Seguiu-se a visita às instalações e um Dão de honra.