Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

89.º Aniversário do Núcleo da Covilhã da Liga dos Combatentes


08.03.2015 - Festejou-se em 8 de Março o 89.º Aniversário do Núcleo da Covilhã da Liga dos Combatentes. Do programa das cerimónias constava uma conferência sobre Stress Pós Traumático de Guerra que ocorreu em 5 de março e na qual foi preletora a Dr.ª Martina do CAMPS da Beira Interior, tendo no dia 8 de março decorrido o restante programa. As cerimónias do dia 8 iniciaram-se com uma romagem ao Talhão dos Combatentes implantado no cemitério municipal da Covilhã, local onde perante quase uma centena de combatentes e famílias foi prestada homenagem aos combatentes e transladados para o ossário da Liga, anexo ao Talhão, quatro urnas contendo os restos mortais de combatentes falecidos no ultramar.


Uma força militar de escalão Secção de Atiradores prestou as honras devidas e executou os toques de clarim inerentes à cerimónia. Para além dos combatentes e famílias, estiveram presentes: Vice-Presidente da Liga dos Combatentes, Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Covilhã, Representante da PSP da Covilhã, o diácono e antigo combatente José Martins, toda a Direção do Núcleo da Covilhã e representantes dos Núcleos da Liga dos Combatentes da Guarda, Gouveia, Sabugal e Belmonte acompanhados pelos respetivos guiões. A evocação religiosa efetuada no cemitério foi conduzida pelo diácono José Martins e tocou profundamente os presentes pela elevação das palavras proferidas. Na circunstância usaram ainda da palavra o Presidente do Núcleo da Covilhã e o Vice-Presidente da Liga dos Combatentes.

Seguiu-se a missa na Igreja da Santíssima Trindade celebrada pelo pároco Henrique e onde estiveram presentes todas as entidades e força militar já referidas.
As cerimónias encerraram com um almoço convívio no hotel dos Carquejais, reunindo para o efeito cerca de 150 convivas, que confraternizaram com alegria e boa disposição, tendo na circunstância usado da palavra o Presidente da Assembleia Geral do Núcleo da Covilhã, o Presidente da Câmara Municipal da Covilhã e o Vice-Presidente da Liga dos Combatentes. Foram em seguida distribuídos diplomas de apreço aos combatentes que completaram 25 anos como associados do Núcleo da Covilhã.

A celebração do octogésimo aniversário do Núcleo constituiu um momento com elevado significado, tendo o conjunto das cerimónias concorrido para dignificar a memória dos Combatentes que já faleceram e permitir a salutar confraternização dos que puderam comparecer.