Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Comemoração do 80.º Aniversário do Núcleo do Funchal


07.03.2015 - Em 07 de março de 2015 a Direção do Núcleo do Funchal levou a efeito a evocação do seu 80.º Aniversário. Presente nas Comemorações o Presidente da Liga dos Combatentes, General Chito Rodrigues que teve a oportunidade de ser recebido pelo Representante da República Juiz Conselheiro Ireneu Cabral Barreto, Presidente da Assembleia Legislativa Dr. Rui Mendonça, pelo Bispo do Funchal D. António Carrilho e pelo Comandante da Zona Militar da Madeira Major-general Marco Serronha acompanhado do Presidente do Núcleo do Funchal, Tenente-coronel Laureano.


As cerimónias iniciaram-se com uma missa na Sé do Funchal, após a qual, no cemitério local foi prestada homenagem aos combatentes falecidos, junto das campas que compõem o Talhão da Liga dos Combatentes. Seguiu-se uma Sessão Solene nas instalações do Núcleo, após a inauguração de mais um espaço de lazer. Presente o Comandante da ZMM, muitos oficiais e sargentos da guarnição da Madeira, vários chefes de serviço e muitos combatentes. Usou da palavra o Presidente do Núcleo que apresentou a história do Núcleo e o evoluir da situação nas novas instalações que resultaram da adaptação do antigo paiol do Funchal.

Seguiu-se uma intervenção do Presidente da Liga dos Combatentes, General Chito Rodrigues que referiu a história das FA’s e dos Combatentes ao longo do séc. XX, para depois sublinhar o evoluir da Liga dos Combatentes nos últimos dez anos e mais concretamente o evoluir da situação do Núcleo do Funchal com as suas novas instalações, a dignificação do Talhão dos Combatentes e a construção de dois monumentos nas freguesias de S. Martinho e Santa Cruz. Deixou ainda uma orientação ao Núcleo quanto a objetivos futuros: Continuação da dignificação das instalações, adaptação da antiga Casa da Guarda em ruínas, a Casa Comunitária, a ativação do Gabinete de Apoio Médico, Psicológico e Social, apoio à abertura da entrada para as novas instalações e angariação de novos sócios, no âmbito do Programa “Passagem de Testemunho”.

À noite teve lugar um jantar de convívio, com a presença do Major-general Seborro, Comandante da ZMM, Representantes do Representante da República, Chefe do Gabinete do Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Dr. Brazão de Castro e Eng.º Castro Nunes e esposas, muitos membros da Liga dos Combatentes e famílias. Usou da palavra o Presidente do Núcleo e o Presidente da Liga dos Combatentes. A noite foi abrilhantada por um conjunto de sete elementos que cantaram fados de Coimbra.