Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Evocação do 9 de abril em Richebourg e La Couture (França)


11.04.2015 - Decorreram as cerimónias evocativas do 9 de abril de 1917. Em Richebourg (França) com a presença da SEADN Dra. Berta Cabral, o subprefeito de Pas de Calais, o General MILREP, o General NMR, o Cônsul de Portugal em Paris, o Adido da Defesa em Paris, o Presidente da Liga dos Combatentes, deputados do PS e PCP à EU, muitos oficiais em serviço em Bruxelas e Mons, várias Associações de Combatentes portuguesas e francesas, o Presidente do Núcleo da Liga dos Combatentes e a Madame Pailleux, Porta-guião da Liga dos Combatentes e o Presidente do Núcleo de Neuilly-sur-Seine.


Iniciaram-se as cerimónias com uma oração religiosa, após o que foram colocadas coroas de flores junto ao Monumento de Richebourg. Seguidamente usaram da palavra o General Cordeiro MILREP e o Maire de Richebourg tendo de seguida sido assinado o Livro de Honra pelos convidados. A cerimónia continuou em La Couture onde, com igual presença de uma força armada francesa decorreu idêntica cerimónia de colocação de coroa de flores, seguida das intervenções do Maire de La Couture, SEADN Dra. Berta Cabral e do Subprefeito de Calais. As entidades e público deslocaram-se depois para a cerimónia de condecoração dos Maires de Richebourg e La Couture.

Condecoração dos Presidentes dos Municípios de Richebourg e de La Couture em França

Integrada nas cerimónias evocativas da Batalha de La Lys e do Centenário da Grande Guerra decorreu em Richebourg uma cerimónia de imposição de condecorações dos Maires de Richebourg e de La Couture. Por proposta da Liga dos Combatentes foi atribuída pelo Senhor Ministro da Defesa Nacional de Portugal, a Medalha de Defesa Nacional de 1.ª Classe. A condecoração foi atribuída a Raymond Gaquère e a Gérard Delahaye em reconhecimento pela disponibilidade e apoios concedidos para a realização anual das cerimónias evocativas da Batalha de La Lys.

Presentes na cerimónia a Senhora Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, o SubParfait de Calais, os homenageados, o General MILREP, o General NMR, o Cônsul de Portugal em Paris, deputado da EU representante do PS e do PCP, o Presidente da Liga dos Combatentes, o Adido de Defesa em Paris, militares em missão em Bruxelas e Mons e muitos portugueses e franceses.

Usou da palavra o General Chito Rodrigues, presidente da Liga dos Combatentes, que sintetizou os motivos da proposta, após o que a SEADN Dra. Berta Cabral agraciou o Maire de Richebourg e La Couture com a Medalha de Defesa Nacional de 1.ª Classe. Usou seguidamente da palavra a SEADN que enalteceu o trabalho dos agraciados, a proximidade que sempre demonstraram da comunidade portuguesa e disponibilidade permanente para apoiar e participar nas cerimónias evocativas do 9 de abril em Richebourg e La Couture. Seguiu-se um Porto de Honra.