Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

A Liga dos Combatentes visita a Fundação da Casa de Bragança


06.05.2015 - A convite da Fundação da Casa de Bragança, os membros da Direção Central da Liga dos Combatentes, colaboradores da sede, alguns dirigentes do Núcleo de Lisboa e da Associação Nacional de Prisioneiros de Guerra, deslocaram-se, no passado dia 6 a Vila Viçosa para visitar o Paço Ducal e o Castelo sob a responsabilidade daquela nobre instituição. Chegados ao local, pelas 11h30, a comitiva foi recebida pela Dr.ª Maria de Jesus Monge que, na qualidade de Directora do Museu, teve a gentileza de acompanhar os visitantes pelos diversos espaços museológicos, tendo-se mostrado profundamente conhecedora da história da Casa de Bragança bem como das peças museológicas expostas.


No final desta primeira parte da visita, teve lugar, na Pousada D. João IV, no interior do Paço Ducal, um almoço de confraternização na companhia do Ilustre Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da Fundação, que muito nos honrou com a sua presença. No decorrer deste agradável convívio usaram da palavra o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa e o Presidente da Liga dos Combatentes, General Chito Rodrigues.

O Presidente da instituição anfitriã começou por estabelecer um paralelismo entre a Fundação da Casa de Bragança e a Liga dos Combatentes, realçando o ideal combatente, comum a ambas as instituições. Fez uma breve resenha histórica sobre as origens da instituição e do seu instituidor, o Rei D. Manuel II, também ele um Combatente da Grande Guerra, integrado no exército inglês, e manifestou a sua grande satisfação pela presença da LC, tecendo palavras elogiosas e terminando com um convite aos presentes a voltarem no próximo ano, dado não ser possível visitar a totalidade das instalações do Museu, por condicionantes de tempo.

Seguiu-se o Presidente da Liga dos Combatentes, General Chito Rodrigues, que começou por agradecer o donativo atribuído pela Fundação em 2014 para o Programa “Liga Solidária”, fazendo depois uma explanação sintética das atividades da Liga, expressas através dos Programas Estruturantes; “Liga Solidária”, “Inovação e Modernização”, “Cultura Cidadania e Defesa”, “Passagem do Testemunho”, “Cuidados de Saúde” e “Conservação das Memórias”.  A propósito deste último programa, referiu as dificuldades que a LC, tem sentido para levar avante a sua missão em Angola. 

Esta temática suscitou especial interesse do Professor Marcelo Rebelo de Sousa, que se inteirou do modo como a Liga já levou a cabo as tarefas de localização, identificação, concentração e dignificação dos Combatentes tombados em Campanha na Guerra do Ultramar, que foram concluídas na Guiné-Bissau, se encontram em curso em Moçambique e faltando portanto Angola.

Da parte da tarde, após um reconfortante e delicioso almoço, com destaque para os doces conventuais, seguiu-se uma visita ao Castelo, fazendo uma curta passagem pela Igreja de Nossa Senhora da Conceição, consagrada Rainha de Portugal por D. João IV.

Nas instalações do Castelo foram visitados os museus Arqueológico e da Caça, sendo a comitiva acompanhada, pelo Prof. Marcelo Rebelo de Sousa e pela Dr.ª Maria de Jesus Monge, com a explanação do material museológico, que mais uma vez primou pela excelência. Depois desta inesquecível jornada de grande enriquecimento cultural que nos foi proporcionada pela Fundação da Casa de Bragança, o regresso a Lisboa, num autocarro gentilmente colocado à nossa disposição, pela Fundação. A Liga dos Combatentes agradece reconhecidamente todo o apoio prestado pela Fundação da Casa de Bragança.