Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Dia do Município de Mafra


14.05.2015 - Tiveram lugar em Mafra as cerimónias do dia do Município às quais a Direção Central da Liga dos Combatentes e o seu Núcleo de Mafra se associaram por convite do Presidente do Município. A cerimónia constou do hastear das bandeiras no Terreiro D. João V, de celebração de Missa solene na Basílica de Mafra, presidida por sua Excelência Reverendíssima o Bispo D. Nuno Brás a que se seguiu uma sessão solene na Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra, com a presença do Secretário de Estado da Cultura - Dr. Jorge Barreto Xavier e da Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional - Drª. Berta Cabral.


A cerimónia prosseguiu no exterior do Palácio com a Homenagem aos militares falecidos ao Serviço da Pátria na Grande Guerra e na Guerra do Ultramar, homenagem prestada perante o monumento ao Infante português e desde 18 de outubro pretérito considerado Monumento aos Combatentes, tendo na circunstância o Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Helder Sousa Silva usado da palavra  tecendo considerações elogiosas e patrióticas aos militares que aquele monumento evoca, sendo deposta uma corôa de flores no monumento e descerradas duas placas onde estão gravados os nomes dos militares falecidos nos conflitos acima referidos.

A cerimónia findou com a inauguração do parque de estacionamento para 100 viaturas ligeiras no Alto da Vela, em terreno desafetado à Escola das Armas, sendo referido que brevemente será construído - em terreno adjacente e igualmente desafetado a esta Escola - um parque para viaturas pesadas. A cerimónia, sempre muito participada por munícipes, terminou com a entrega de viaturas à Guarda Nacional Republicana e ao Centro de Saúde de Mafra.