Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

91.º Aniversário do Núcleo de Alcobaça e Inauguração de Monumento aos Combatentes de Ataíja de Cima


17.05.2015 - Em Ataíja de Cima desfilaram valores, promoveu-se a História e ergueu-se um Padrão. Um grupo de Combatentes apoiados pelo Núcleo de Alcobaça da Liga dos Combatentes e o Presidente da Junta de Freguesia de Aljubarrota reuniram vontade e apoios e homenagearam os Combatentes que ao longo do Século XX, saídos de Ataíja de Cima serviram Portugal. As cerimónias iniciaram-se com o hastear das bandeiras junto ao Monumento dos Combatentes em Alcobaça, junto à sede do Núcleo. Seguiu-se uma missa campal, pelas 11h00, em Ataíja de Cima, sob um sol tórrido com muita população e Combatentes. Não longe dali, numa praça preparada para o efeito ergue-se o Monumento, obra de Nuno Matias, onde constam todos os nomes dos Combatentes que serviram Portugal no Ultramar a na Primeira Guerra Mundial e pertencem à freguesia de Aljubarrota.


Saliente-se a presença do Presidente da Câmara de Alcobaça, Presidente da Liga dos Combatentes e do Núcleo de Alcobaça, Comandante da Escola de Sargentos, representante do Regimento de Artilharia de Leiria e da Base Aérea de Montreal, muita população, Combatentes e famílias.

Com honras militares, inaugurado e benzido o monumento e após a colocação de uma coroa de flores pelo General Chito Rodrigues, Presidente da Liga dos Combatentes e o Presidente da CM foram ouvidos os toques tradicionais e prestado um minuto de silêncio, em memória dos caídos pela Pátria.

Usaram da palavra o Presidente da Junta de Freguesia, o Presidente da CM e o Presidente da Liga dos Combatentes. Ao monumento histórico para a vila de Ataíja de Cima e para a Liga dos Combatentes seguiu-se um almoço-convívio onde foram distinguidos todos os Combatentes que serviram as Forças Armadas nos conflitos do Séc. XX, tendo usado da palavra o Presidente do Núcleo de Alcobaça e o Presidente da LC. Terminou-se este dia histórico com um momento cultural ouvindo o Grupo de Cantares Alentejanos do Seixal.