Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

3.º Aniversário do Núcleo da Liga dos Combatentes no Pinhal Novo


23.05.2015 - Celebrou-se em 23 de maio o 3.º Aniversário do Núcleo do Pinhal Novo, tendo decorrido na Freguesia da Quinta do Anjo da Vila de Pinhal Novo as cerimónias que marcaram significativamente o aniversário do Núcleo. Com a presença de cerca de 100 Combatentes e seus familiares, as cerimónias tiveram início pelas 10h30 na praça fronteira ao cemitério da Freguesia da Quinta do Anjo, com o descerrar de um memorial e deposição de uma coroa de flores em homenagem a Pedro da Costa Frescata, Combatente da Grande Guerra, natural freguesia e falecido em combate em França, estando sepultado no cemitério português de Richebourg. Esteve presente na homenagem e durante toda a cerimónia prestada, um familiar deste militar, sendo distinguido com o natural carinho pelos convidados e entidades presentes na cerimónia.


A cerimónia prosseguiu com a imposição da Medalha Comemorativa das Campanhas a cerca de 40 Combatentes do Concelho de Palmela que serviram Portugal em Timor, Angola, Guiné e Moçambique. De seguida usaram da palavra o Presidente do Núcleo do Pinhal Novo – António Isaías, o Presidente da freguesia da Quinta do Anjo – Dr. Valentim Pinto, o Presidente da Câmara Municipal de Palmela – Dr. Álvaro Amaro e o Vice-Presidente da Liga dos Combatentes, que presidiu à cerimónia. Seguiu-se um momento de homenagem ao Combatente da Guerra do Ultramar sepultado no cemitério da freguesia da Quinta do Anjo, momento participado por Entidades e Combatentes, tendo sido depositadas flores na sua campa.

A frondosa praça onde foi descerrado o bonito memorial, passa a ser designada toponimicamente por Praça Pedro da Costa Frescata e marca o reconhecimento que a Autarquia de Palmela em conjugação estreita com a Freguesia da Quinta do Anjo quiseram legar à posteridade, assinalando o empenho do Núcleo do Pinhal Novo em perenizar na freguesia em que nasceu o nome deste Combatente da Grande Guerra. Seguiu-se um almoço de confraternização num restaurante local, partilhado por cerca de 70 Combatentes e famílias, tendo decorrido em ambiente de confraternização e de salutar camaradagem.

Por fim, o Vice-Presidente da Liga visitou a sede do Núcleo do Pinhal Novo onde assinou o Livro de Honra do Núcleo e teve oportunidade de constatar as excelentes instalações de que este dispõe.