Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Atribuição de Toponímia na Batalha - Liga dos Combatentes


Mensagem do Presidente da CM da Batalha, Paulo Jorge Frazão Batista dos Santos - Considerando que o Núcleo da Batalha da Liga dos Combatentes é um dos já mais antigos, tendo sido fundado, então com a designação de Delegação da Batalha da Liga dos Combatentes da Grande Guerra, em 09 de Abril de 1940. Considerando que o Núcleo da Batalha comemora este ano o seu 75º aniversário, data especialmente simbólica e que nos apraz registar. Considerando a ligação afetiva e histórica da Batalha com os fundamentos da Liga, consagrados desde 09 de Abril de 1921, quando foram organizadas cerimónias, a nível nacional, da transladação dos restos mortais de dois soldados portugueses, de identidade desconhecida, caídos pela Pátria na 1ª Grande Guerra, um em França e outro em Moçambique, e conduzidos para o Mosteiro da Batalha, Templo da Pátria, representando os gloriosos mortos das expedições enviadas aos referidos teatros de operações e simbolizando o sacrifício heroico do Povo Português.


Considerando ainda a importância da ação do Núcleo da Batalha da Liga dos Combatentes, junto dos seus associados e de toda a comunidade local, sendo um referencial de dinamismo e de dedicação às causas coletivas que em muito valoriza o espirito militar e prolonga a ação das forças armadas na sua missão da defesa da Pátria.

São alguns dos fundamentos, por que, a Câmara Municipal da Batalha deliberou, por unanimidade, atribuir a toponímia evocativa dos Combatentes, em nova infraestrutura pública, em rotunda posicionada a norte entre a Av. dos Descobrimentos e a Rua da Ponte Nova, no cento da vila da Batalha, e integrada nos projetos de requalificação urbana e valorização ambiental, respetivamente, “Eixo Circular ao Rio Lena e Parque de Autocarros, de Apoio ao Centro Histórico e Turístico da Vila da Batalha” e “Valorização Ambiental da Margem Nascente do Rio Lena - Parque Ecológico e Parque de Estacionamento Periférico de Apoio Intermodal ao Centro Histórico e Turístico da Vila da Batalha”, ambos em fase final de conclusão e que representam um investimento global cofinanciado pelo QREN de 1.350.000,00 €.

Felicito, por isso, os diretores, os associados e os colaboradores do Núcleo da Batalha da Liga dos Combatentes, que, com a sua determinação e o seu esforço, mantêm viva a chama deste Núcleo.

Esta é também uma homenagem a todos os militares que ao longo dos séculos, caíram por Portugal, ao serviço da Pátria. Nesse particular, congratulo-me também pela importante missão nacional da Liga de Combatentes, na pessoa do seu Presidente, General Joaquim Chito Rodrigues, personalidade que muito no honra partilhar esta singela evocação dos Combatentes.

Aproveito a oportunidade para apresentar a Vossa Excelência, Senhor Presidente do Núcleo da Batalha da Liga dos Combatentes , os protestos da minha muita consideração.


Paulo Jorge Frazão Batista dos Santos
Presidente da Câmara Municipal da Batalha